Chef Anouk Migotto é destaque na programação da Bienal São Paulo. Foto: Adriana Rebouças/Divulgação.

A chef Anouk Migotto estará presente no dia 6 de setembro, a partir das 10h, no espaço Cozinhando com Palavras, dentro da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, para lançar os livros “Casa da Chef” e “Mantiqueira com as chefs”. Para amantes da gastronomia e da literatura, esta é uma excelente oportunidade para conversar com a chef e prestigiar a história dela. Considerado um dos maiores eventos literários e culturais da América Latina, a Bienal São Paulo acontece de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi, na capital paulista.

O livro “Casa da Chef” aborda a paixão de Anouk pela gastronomia desde a infância, uma vida em torno dos fogões. Vale ressaltar que a chef, paulistana, vive há mais de 20 anos em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. “A escolha dos ingredientes, das preferências e muitas vezes das alegrias e tristezas que sempre acabam resultando em sabores”, enfatiza a chef.

O livro lançado pelo Editora Boccato é dividido em 12 capítulos e separado pelos meses do ano. “Aniversários, festas, datas folclóricas, lembranças e depoimentos de uma vida em torno dos aromas e sabores”, conta Anouk.

O “Casa da chef” será lançado na Bienal do Livro, no dia 6, às 12h, com a presença do projeto “Coral Jovens Cantores”, mantido pela AME (Associação dos Amigos de Campos do Jordão). A chef, por sinal, tem sempre um envolvimento social muito forte com as crianças e com o futuro das gerações.

Mantiqueira com as chefs. O restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, comemorou 20 anos com um lindo projeto: o “Mantiqueira com as Chefs”.  A iniciativa de sucesso poderá ser conhecida agora também em um incrível livro com o mesmo nome, também lançado na Bienal do Livro, dia 6, das 10h às 12h. Presença confirmada de algumas das chefs e das crianças do Projeto Aquarela.

Para realização do projeto, a chef Anouk Migotto, proprietária do Donna Pinha, convidou 12 renomadas profissionais da gastronomia de vários cantos do Brasil: Angelita Gonzaga, Bel Costa, Ciça Roxo, Denise Guerschman, Flávia Quaresma, Juliana Kegler, Lu Bonometti, Mônica Rangel, Neide Rigo, Tássia Magalhães, Gelma Franco e Vivi Gonçalves.

As chefs foram convidadas a criarem um “prato do bem” utilizando produtos da Mantiqueira e com a missão de valorizar um produtor local. Cada receita permaneceu no cardápio durante um mês e o valor arrecadado foi todo revertido para criação da “Cozinha do Futuro” – que disponibiliza aulas de culinária de forma voluntária para crianças do projeto.

Durante todo o ano de 2022, as chefs convidadas passaram um dia nas montanhas visitando produtores locais para a criação dos pratos. Delícias retratadas agora no livro: são 24 receitas das 12 chefs convidadas e 12 produtores diferentes, com terroir Mantiqueira.

A criação do livro, da Editora Boccato e Editora Afluente, é uma continuação do projeto solidário com a venda revertida novamente para o “Cozinha do Futuro” – mantido pelo Projeto Aquarela de Santo Antônio do Pinhal, sob a coordenação da presidente Olinda Amazonas Martins e do padrinho Fernando Veríssimo. Todos os envolvidos abriram mão de qualquer custo.

No dia 10 de setembro, às 12h, a chef Anouk estará presente no espaço Cozinhando com Palavras para falar sobre a sua participação no livro “Sabor da Montanha”, também da Editora Boccato.

Perfil. A gastronomia foi uma paixão que começou cedo na vida de Anouk. Ela foi uma criança de 11 anos que já fazia a festa do irmão e dos amigos. Aos 17 anos, recebia encomendas de bolos; também preparava jantares particulares.

Filha de pais franceses, recebeu da ascendência forte influência em sua cozinha. Anouk cresceu ajudando os pais a prepararem comida, porém valorizando ingredientes nacionais, misturando e criando novos sabores.

A chef utiliza-se de produtos nacionais fundamentando-se na sustentabilidade, desde a escolha do produto até o cuidado com reaproveitamentos—sempre evitando desperdícios.

Formada em Gastronomia pelo SENAC, Sommelier, MBM de Empreendedorismo e pós-graduada em Gestão Financeira de Serviços em Alimentação, é também professora convidada do Senac em ingredientes de cozinha brasileira, para pós-graduação da instituição, acumulando uma experiência de 24 anos como proprietária de restaurante, sempre à frente dos fogões.

Em 2023, assumiu um novo desafio: parceria de sucesso com o Grupo Toriba no comando da Casa Bambuí, restaurante localizado dentro do Parque Bambuí em Campos do Jordão.

SERVIÇO
Lançamento de livros da Anouk Migotto na 27ª Bienal Internacional de São Paulo 
Data: 6 de setembro (sexta-feira)
Livro “Mantiqueira com as Chefs”: das 10h às 12h
Livro “Casa da Chef”: às 12h
Local: Espaço Cozinhando com Palavras, dentro da Bienal São Paulo, no Distrito Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, em Santana), em São Paulo (SP).
Informações sobre a Bienal: https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br.html
Informações sobre a chef Anouk Migotto: @anoukmigotto

Deixe uma Resposta

2 × 2 =