Chef Hugo Rabello comanda a cozinha do Novotel e criou receitas para o festival

Vou te confessar que sou apaixonado pela cozinha dos mineiros, não só pela sempre notável generosidade com que eles preparam os pratos e montam a mesa – não se importa se é pro café, almoço ou jantar –, mas também porque os ingredientes usados estão entre os meus favoritos.

Quem é que resiste a um bom queijo, uma couve refogada ou uma carne de porco bem feita? E são esses mesmos produtos as estrelas de um menu degustação que o Novotel de São José dos Campos preparou para o Festival Mineiro que acontece até 1º de maio. Uma boa pedida para celebrar o feriado de Tiradentes.

O chef Hugo Rabello conta que a cozinha mineira serviu de inspiração para criação de releituras de pratos já consagrados. “A proposta é mostrar que é possível ter uma cozinha contemporânea e original, repensada a partir de receitas clássicas”, afirma Rabello.

A degustação criada pelo chef é aberta com um couvert de torresmo com melado de cana e polenta. Enquanto saboreia a receita, o cliente pode pensar na sua escolha para a entrada.

Uma das opções é o mini Cuscuz. A outra, recria uma Caprese. Na versão de Rabello, o queijo usado é um meia-cura – que costuma ser mais saboroso que um fresco, mas é mais suave que outros queijos com tempo de maturação maior. Por cima, um pesto de couve.

Claro que o feijão tropeiro não poderia ficar de fora do cardápio. No festival, ele é servido com picanha, arroz e batata como um dos pratos principais. Agora, o que me encheu mesmo os olhos foi a opção de prime rib suíno, com espuma de cachaça e purê de quirerinha.

“Nesse prato utilizamos um corte pouco comum para suíno e ainda o conceito de cozinha molecular aplicada na criação da espuma de cachaça. Acredito que esse prato deve chamar bastante a atenção dos clientes e ser um dos destaques do festival”, comenta Rabello.

De sobremesa, o menu traz um curau de milho tradicional e ainda uma releitura do “Romeu e Julieta”. No lugar da goiabada, doce de abóbora com coco – que eu amo – e queijo minas.

Pra quem ficou curioso para provar as receitas, o valor do menu degustação é de R$ 59 por pessoa e está disponível tanto no almoço, das 12h às 15h, quanto no jantar, das 19h às 22h.

Festival Mineiro

Até 1º de Maio 

No Novotel São José dos Campos

Informações: (12) 4009-7800

Deixe uma Resposta

5 + um =