
A Tarta Basca é uma sobremesa criada na Espanha que tem conquistado um lugar especial na confeitaria e no paladar dos brasileiros. Conhecida por sua textura cremosa, a receita segue ganhando versões desde que chegou ao Brasil. Em São José dos Campos, a confeiteira Flávia Mendes, sócia-proprietária da Flor de Vanilla, é pioneira na produção do doce e responsável por popularizar a sobremesa, que promete ser a estrela nas ceias de Natal e Ano Novo.
Se você ainda não experimentou a receita, saiba que ela também é à base de cream cheese e se diferencia da tradicional cheesecake pela leveza. Além disso, não leva base de biscoitos nem cremes adocicados no preparo. O consumo da versão original também não inclui caldas, apenas a massa cremosa, que, após assada em alta temperatura, ganha um dourado caramelizado especial por fora.

“Sempre fui apaixonada por cheesecake, mas a Basca surpreende porque é muito mais leve. É uma receita fácil de fazer, mas requer alguns cuidados para se chegar à textura ideal. A temperatura do forno e o tempo de cocção são extremamente importantes”, explicou Flávia Mendes, que, ao lado da sócia Natália Liese Sirobaba, com quem se formou no Senac Campos do Jordão, trouxe a tendência para o estado de São Paulo.
Desde a inauguração da Flor de Vanilla, na Vila Rubi, em São José dos Campos, a confeiteira serve variadas versões da sobremesa: a tradicional e a de pistache são fixas no cardápio. Há sempre mais dois sabores sazonais. Flávia já criou Basca de maracujá, limão siciliano, cacau, matcha, coco e até milho e paçoca para a temporada junina. Agora, em dezembro, o destaque é a Basca de Biscoff, que tem como referência os biscoitos belgas.

“O sabor da Tarta de Biscoff combina com essa época. É para quem gosta de especiarias. Fizemos o biscoito aqui e produzimos uma pasta a partir dele para incorporar na produção da Basca”, explicou.
Expansão. Recentemente, a confeitaria ganhou novos sócios, o casal Naiara Silva e Rafael Silva, que, na cidade, são responsáveis por uma das melhores gelaterias da região, a Sapore. Desde que firmaram a parceria, já expandiram com a abertura da Flor de Vanilla no Shopping Colinas.
Como resultado dessa união, surgiu o gelato de Tarta Basca, servido exclusivamente na confeitaria. “O gelato tem base de cream cheese e pedaços da Basca feita aqui na Flor. É colocar e acaba rapidinho”, acrescentou Flávia.
Para quem não perde nada do cardápio da Flor de Vanilla, a dica é: após as festas de fim de ano, a novidade será a Tarta Basca de caramelo salgado. E em primeira mão, a marca está planejando uma nova etapa de panificação e pâtisserie, com o objetivo de oferecer uma experiência completa nos estabelecimentos da marca em um futuro breve.

SERVIÇO
A Flor de Vanilla fica na Praça Antilhas, 22, Vila Rubi, em São José dos Campos. A segunda unidade está instalada no Colinas Shopping.
O horário de funcionamento da unidade de rua é de terça a sexta-feira, das 12h às 19h; sábados e domingos, das 12h às 18h. Informações: (12) 99196-0931.