Fundado em 2016 por um ex-executivo de banco, o negócio conquistou o primeiro lugar na categoria de ‘Melhor Pão de Fermentação Natural’ do Padocaria SP 2024, que avaliou 800 padarias da cidade. Fotos: divulgação.

Da cozinha da casa de um ex-executivo de banco para um espaço aconchegante situado no Paraíso, em São Paulo, eleito como uma das cinco melhores padarias da Zona Sul da cidade pelo Padocaria SP 2024. Esse é um breve resumo da trajetória da Academia do Pão, que também ficou com a primeira colocação na categoria de “Melhor Pão de Fermentação Natural” da capital paulista na mesma premiação.

O Padocaria SP tem o objetivo de valorizar a história, a cultura, os produtos, os serviços e os profissionais das padarias de São Paulo, que reúne 6 mil estabelecimentos do segmento. Isso representa 40% do total dos negócios do tipo em todo o estado, que conta com 15 mil padarias. A premiação avaliou 800 delas no município. Entre elas, 10 se encaixam no setor de produtos artesanais, a exemplo da Academia do Pão.

Jamal Cotait Filho, fundador da Academia do Pão, celebra o resultado. “É uma grande conquista, principalmente porque nós, que somos um estabelecimento menor em relação aos demais participantes, temos apenas oito anos de história. A Academia do Pão é uma casa de pães artesanais e, por isso, estamos muito felizes com o reconhecimento na categoria de ‘Melhor Pão de Fermentação Natural’, que corresponde ao nosso carro-chefe”, comenta.

Qualidade. A qualidade é inegociável na Academia do Pão. Por isso, Jamal não abre mão de uma seleção rigorosa dos ingredientes que entram na sua produção, que abriga produtos diferenciados – da farinha de primeira linha aos ovos orgânicos. Esse é um dos segredos dos pães de fermentação natural produzidos no estabelecimento, que são saudáveis, crocantes, duradouros e, claro, extremamente saborosos.

“Os nossos pães fazem bem para a saúde, afinal, não fermentam no estômago e têm probióticos que auxiliam a flora intestinal. Além disso, nós não usamos conservantes, corantes e emulsificantes nas nossas receitas. Também não utilizamos qualquer tipo de gordura além de manteiga e azeite extra virgem”, garante Jamal.

A Academia do Pão oferece 25 tipos de pães de fermentação natural, como banette (versão diferenciada da tradicional baguete), ciabatta e semolina, além de sabores diversos, entre eles: abóbora, azeitona, nozes com uvas passas, figo turco, vinho com castanha do pará e cacau com gotas de chocolate e cranberry. Há, ainda, as linhas de viennoiserie – com produtos como croissants, pain au chocolat, pain au goiabada e brioches -, confeitaria e pães de receitas tradicionais, entre eles: focaccia, pão de queijo e pão australiano.

Artesanal de verdade. O processo de fabricação dos produtos do estabelecimento faz jus ao rótulo de “casa de pães artesanais”. Lá, tudo é feito à mão, com exceção do batimento das massas e da abertura das massas folhadas. “Os nossos pães são moldados, separados e pesados à mão, um por um, em um trabalho verdadeiramente artesanal”, garante Gladson Alcaraz, gerente da Academia do Pão.

Além dos itens de fabricação própria, o local oferece outros produtos de produção artesanal, de terceiros, como embutidos, queijos, azeites, geleias e antepastos. “Na nossa casa de pães, o objetivo vai além de vender produtos: nós queremos promover a cultura do pão artesanal. Aqui, cada alimento conta uma história de tradição e cuidado. A nossa missão é fazer com que os nossos clientes descubram o valor dos ingredientes e do processo lento e natural que transforma cada pão em uma experiência”, finaliza Jamal.

SERVIÇO

A Academia do Pão fica na rua Afonso de Freitas, 662, Paraíso, São Paulo (SP).

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 17h.

Mais informações pelo WhatsApp: (11) 99139-7117 e pelo site http://academiadopao.com.br/

Visite também o Instagram pelo perfil @academiadopao

 

Deixe uma Resposta

14 − 3 =