O Essenza Shiraz foi escolhido como o melhor vinho rosé brasileiro. O anúncio foi feito durante a 19ª edição da Decanter World Wine Awards (DWWA) 2024, principal competição no mundo dos vinhos e organizado pela britânica Decanter desde 2004.
O rótulo está em sua terceira safra (2023) e obteve 91 pontos na publicação, sendo medalha de prata. Com cultivo e manejo no vinhedo mais alto do Brasil (1.750m de altitude), pelo Essenza Vinícola Boutique, em Maria da Fé, Minas Gerais, o Essenza Shiraz Rosé já havia conquistado a crítica quando, consecutivamente, ganhou bronze em 2021, 2022 e 2023, classificando-se entre os melhores rosés do país.
“Nosso terroir fica na Serra da Mantiqueira, com o vinhedo mais alto do Brasil e apenas 8 anos desde o início do plantio das uvas. Somos jovens nesse mundo dos vinhos. E com tão pouco tempo, estamos conquistando nosso espaço e mostrando a todos a qualidade dos nossos vinhos premium”, explica Herbert Sales, proprietário da vinícola.
O vinho Essenza Rosé (tranquilo) tem 13% de graduação alcoólica, possui aroma muito fresco no nariz, notas de cereja. Na boca é intenso e rico, com uma acidez refrescante. É comercializado pelo valor de R$245 garrafa de 750ml.
Além da medalha de prata, a vinícola conquistou outras cinco de bronze. Sauvignon Blanc branco, Cabernet franco vermelho, Mantikir Alvarinho branco, Mantikir Rosé Brut Natureza e Mantikir Rosé Extra Brut todos com pontuação 87.
Produção. Produzido pelo método de prensagem direta, as uvas tintas são colhidas, colocadas numa prensa e esmagadas suavemente. As cascas da uva têm pouco contato com o suco até atingir o nível de rosa específico do rótulo.
Com um painel formado por 243 especialistas em vinhos de 33 países, a escolha na premiação DWWA 2024 aconteceu a partir de vinhos degustados às cegas. Foram 18.143 vinhos de 57 países avaliados, resultando em: 50 Best in Show, 117 platinas, 643 ouros, 5.977 pratas e 8.016 medalhas de bronze.