Foto: Thais Sá/Divulgação.

Os vinhos e espumantes ganham ainda mais atenção nas festas de fim de ano. Mas, afinal, qual o vinho mais indicado para cada situação? O sommelier e diretor do restaurante e empório Amicci Anchieta, em São José dos Campos, Marcelo de Moraes, dá algumas dicas para quem vai receber convidados em casa ou quer presentear alguém especial.

A sugestão de harmonização do sommelier é escolher um espumante que agrade o seu paladar. “Muitas vezes, o mais caro não será o mais gostoso pra você. Então, seja brut, demi-sec ou moscatel, escolha o que você mais gosta!”.

No caso dos espumantes, Marcelo lembra que, diferentemente dos champanhes ou vinhos, o rótulo deve vir de uma safra jovem. “Sugiro sempre que procure a ajuda de um especialista para indicar, como fazemos no nosso empório”, ressalta.

Marcelo de Moraes, diretor do Amicci Anchieta. Foto: Thais Sá/Divulgação.

Entre os inúmeros rótulos de espumantes, ele indica o Don Guerino Brut para quem não quer misturar os vinhos. “É uma excelente escolha para degustar do início ao fim de uma festa.” Já para desfrutar com panetones de frutas ou doces, Marcelo recomenda o espumante Casa Perini Moscatel. “Ótimo para harmonizar com frutas secas, mas no caso de chocolates, opte por um Vinho do Porto.”

Para os iniciantes, segundo ele, a orientação é começar com um espumante demi-sec e migrar para um brut – considerando o prato que irá harmonizar. “Já os vinhos tintos Merlot e Pinot Noir vão agradar o paladar de quem está iniciando”. E para quem não abre mão de um bom champanhe, Marcelo indica os clássicos Moët Chandon, Taittinger e Veuve Clicquot.

Segredo das taças. Segundo o sommelier, as taças interferem na qualidade do vinho no momento da degustação. “Um vinho tinto, por exemplo, requer uma taça com um bojo mais alto e aberto, para que você possa girar o vinho e extrair o máximo de aromas e sabores”, ressalta.

No caso do vinho branco, segundo ele, o bojo da taça pode ser menor, já que irá garantir que permaneça gelado por mais tempo – a temperatura ideal fica entre 6 a 8 graus. O mesmo serve para os rosés. Já para os espumantes, o ideal é que a taça seja cilíndrica. “Já para a taça de água não existem regras, o ideal é que combinem com as demais”, diz.

Para a montagem da mesa, as taças começam com a de espumantes, seguindo para a de vinho branco, tinto e, por fim, a de água. “Sem esquecer, claro, do carinho e do seu toque especial que devem estar sempre presentes ao arrumarmos a mesa”, enfatiza.

Com sete anos de existência e eleito o ‘melhor restaurante’ da cidade na concorrida premiação do Tripadvisor Travelers’ Choice 2021, o Amicci Anchieta tem muitos motivos para agradecer e brindar: “Saúde e Feliz 2022!”, finaliza Marcelo de Moraes.

SERVIÇO. O Amicci Anchieta está localizado na Avenida Anchieta, 225, Jardim Esplanada, em São José dos Campos. Funciona de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 16h e das 18h às 23h; sextas e sábados, das 11h30 às 23h e aos domingos, das 12h às 16h. No dia 31 de dezembro, irá funcionar das 11h30 às 16h.

Mais informações pelo site www.amiccianchieta.com, Instagram (@amiccianchieta e @emporioamicci), Facebook (Amicci Anchieta) ou telefones (12) 3923-9048 ou 98891-6404 (WhatsApp).

Deixe uma Resposta

seis − 2 =