O jornalista José Guilherme Rodrigues Ferreira, radicado em São José dos Campos, acaba de lançar um livro que é um presente para quem aprecia toda a beleza que envolve o ato de comer, além de processos históricos e culturais da culinária em geral. Trata-se de “O Almofariz de Deméter”, editora Tapioca, que reúne 48 crônicas sobre comida.

Autor de um dos mais importantes títulos sobre vinhos do mundo, “Vinhos no Mar Azul” (Terceiro Nome), premiado em 2009 com o Gourmand World Cookbook Awards, na França, José Guilherme que anteriormente escreveu que “a melhor garrafa de vinho é a garrafa de vinho aberta”, agora faz uma nova sugestão: “trinche e sirva”.

Isso porque “O Almofariz de Deméter” trata justamente da tarefa humana de comer – e de sobreviver –, em vários tempos históricos e em uma variedade de espaços geográficos, iluminando especialmente momentos nos quais a cozinha e a mesa são territórios de prazer e de invenção de afetos. Não há exagero em dizer que o autor cria verdadeiras epifanias enogastronômicas, em narrativas ao mesmo tempo informativas e sofisticadas.

Uma viagem que pode nos levar do pato prensado e numerado do Tour D’Argent de Paris à içá com ora-pro-nóbis de Silveiras, no Vale do Paraíba. Da mesa um tanto frugal de Napoleão Bonaparte às listas de ingredientes especiais do grego Archestratus, como as enguias de Messina ou o mel da Ática. Dos sabores da hospitalidade dos heróis de Homero à cesta de “comida mexicana amorosa” preparada por Frida Khalo para Diego Rivera.

Das receitas que o poeta Apollinaire servia a Picasso às invenções do elBulli do catalão Ferran Adrià, marco da cozinha de invenção. Dos abacates às tâmaras, aos figos-da-índia, às alcaparras, às conchas-rainhas. Do claret dos poetas românticos ingleses ao cauim dos tupinambás. Dos lagostins das festas de Uppsala, na Suécia, ao hambúrguer pop de Andy Warhol, nos Estados Unidos. Trata com mais fôlego do pão, de todos os grãos, de todas as formas, em todos os cantos do mundo, milagre nem sempre para todos, como ele diz. Vale muito investir na obra e se deliciar com a leitura.

Lançamento. Livro do escritor José Guilherme Rodrigues Ferreira reúne 48 crônicas sobre comida. Foto: divulgação.

SERVIÇO. “O almofariz de Deméter – Breve geografia de vinhos, afeições, alimentos e apetites”, de José Guilherme Rodrigues Ferreira, editora Tapioca (2020). A obra está à venda na Amazon e nas livrarias A Travessa e Martins Fontes Paulista.

Deixe uma Resposta

4 × 2 =