Sabe aquela história de que alguns pratos a gente come primeiro com os olhos? As receitas da segunda edição do Festival da Alcachofra do Amicci Anchieta, restaurante e enoteca, em São José dos Campos, são um bom exemplo disso.
Depois do sucesso do evento no ano passado, o empresário e sommelier Marcelo de Moraes resolveu apostar novamente na flor que ganhou diferentes versões de pratos criados pelo chef David do Amaral Martins. O menu especial fica disponível na casa de 3 de setembro a 2 de outubro.
David do Amaral brinca que, quando viu a flor pela primeira vez no mercado, nem imaginava que ela era comestível. Hoje, consciente da versatilidade que a flor tem, desenvolveu uma entrada e três pratos principais para o festival.
“Para começar criamos o carpaccio de alcachofra ao molho campanha, com folhas nobres e lascas de queijo. Nessa receita, usamos a alcachofra em conserva no preparo”, conta o chef que já criou até receitas doces com a planta exótica.
Entre as opções de pratos principais estão a alcachofra com risoto de abóbora e carne seca com cebola roxa; alcachofra ao mignon com creme de provolone e tomate confit; e alcachofra caipira, com frango desfiado cremoso, milho, ervilha, azeitonas, cebola, tomate e ervas.
Provei as três opções e todas são muito saborosas, mas o destaque, na minha opinião, é a versão com mignon. A degustação das pétalas da flor com o creme de provolone é de, literalmente, lambuzar os dedos. E acredite, essa é a parte mais prazerosa de comer alcachofra.
No festival, o menu, com entrada mais um prato principal à escolha do cliente, sai por R$ 89,90, e está disponível tanto no almoço quanto no jantar.
“Sempre procuramos trazer alguma novidade para os nossos clientes e uma das formas de fazermos isso é promovendo os festivais. São três ao longo do ano e encerramos com a alcachofra”, conta Marcelo de Moraes.
Aproveitando o ambiente propício para apreciar um bom vinho – o Amicci tem cerca de 600 rótulos, entre nacionais e importados – a dica do sommelier é harmonizar o vinho com o acompanhamento da alcachofra.
“Uma das sugestões é apostar em um tinto, sem barrica. É o caso do Beaujolais ou o Espino Pinot Noir, que são leves”, sugere Marcelo. Dica dada, é só se programar e aproveitar a temporada das flores, que só está começando!
Festival da Alcachofra
De 3 de setembro a 2 de outubro – No Amicci Anchieta
Av. Anchieta, 225 – Jardim Esplanada
(12 ) 3923-9048.