A cozinha da Vinhos de Bicicleta está sob nova direção. Confirmando a proposta que o empresário Rodrigo Ferraz tem para o vinho bar, de inovar e antecipar tendências, Nathanael Freitas Carvalho, 23 anos, é o mais novo integrante do time. Apesar da pouca idade, o cozinheiro, que já tem uma trajetória admirável, vem dando indícios de ser um chef prodígio.
O jovem que após a sua formação pelo Instituto Gastronômico das Américas, como especialista em alta cozinha, foi aprendiz na França do chef Christophe Aribert – duas estrelas Michelin –, tem um desafio pela frente: inovar o atual menu do vinho bar, uma composição que já é muito elogiada e foi construída ao longo dos últimos três anos.
“Já tivemos cozinheiros de 40 e poucos anos até na faixa dos 20 como é o caso do Nathanael. Selecionamos os candidatos considerando o perfil da Vinhos de Bicicleta. Queríamos alguém jovem, não apenas de idade, mas que tivesse a mente aberta. E ele é um cara empolgado, com boas referências. Tem muita gente falando bem dele nesse meio”, disse Rodrigo Ferraz.
Segundo o sommelier, o novo cozinheiro segue a mesma linha da antiga chef do vinho bar, Thai Chagas, que se desligou da empresa para cuidar do próprio negócio. “É uma galerinha empolgada, apaixonada pela vocação e a nossa cozinha é um lugar para eles se permitirem serem criativos, trazendo inovação”, acrescentou Rodrigo, ao revelar que ambos os chefes trabalharam juntos nesta transição, estando Nathan no comando da cozinha desde 1º de abril.
TRAJETÓRIA. Nathanael Freitas Carvalho, de São José dos Campos, começou a trabalhar aos 13 anos como auxiliar geral em um buffet. Antes disso, se recorda de fazer trufas para vender na escola, fato que atrelado aos dotes culinários da mãe e da avó, ele atribui como sendo as razões da sua paixão por gastronomia.
“É algo que sempre esteve dentro de mim. Eu cresci vendo as duas cozinharem, então, quando comecei a trabalhar no buffet, logo decidi ir buscar a minha formação”, declarou Nathan, que já acumula pelo menos 10 anos de experiência em cozinha.
Outro fator que justifica o seu talento gastronômico é o fato de o cozinheiro também ser músico. Em meio à essa trajetória profissional, Nathan também se dedicou à música clássica, chegando a tocar em orquestra como violinista. “Eu sempre fui apaixonado por cultura, música e a gastronomia também não deixa de ser uma arte”, explicou.
Durante os estudos para se formar em alta cozinha, Nathan se antecipou e abriu o próprio negócio como personal chef. Logo embarcou para a França para estagiar no restaurante Les Terrasses d’Uriage, com o premiado Christophe Aribert. Recentemente de volta ao Brasil, o cozinheiro foi convidado a integrar o corpo docente do Instituto Gastronômico das Américas, sendo recentemente selecionado para assumir a cozinha da Vinhos de Bicicleta.
“Me aprofundei em culinária francesa que é a minha paixão. Também gosto muito da cultura árabe. Não quero deixar a sala de aula, mas sentia o desejo de voltar para essa correria que é uma cozinha. Futuramente, pretendo introduzir aos poucos no menu essa paixão que tenho pela França, com pratos com uma complexidade de sabor um pouco maior.”
SERVIÇO. O vinho bar funciona sempre às quintas, com música ao vivo, mediante reserva de mesas, a partir das 19h30, na loja Vinhos de Bicicleta (Av. Dr. Adhemar de Barros, 1423, Jardim São Dimas), em São José dos Campos. Telefone: (12) 3206-9678.
Nos demais dias, o horário de funcionamento do espaço, de segunda a sexta-feira, é das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h.