Camarão Espanhola: com arroz de açafrão e vagem grelhada

Antes da inauguração do bar O Limoeiro na Ilha dos Pescadores em Ubatuba, o movimento no entorno do Mercado Municipal de Pescados se limitava, basicamente, ao fluxo de clientes do mercado. Hoje, a Ilha não só ganhou vida noturna, como entrou para o roteiro gastronômico da cidade.

Envolvido com a cozinha do bar desde o início, o chef Marcelo Machado assumiu a direção da casa ao lado da sócia Luciana há cerca de dois anos. Desde então, a cozinha mediterrânea começou a dar espaço para as receitas caiçaras e regionais.

“Nosso foco é a sustentabilidade, com receitas autênticas e que valorizam a nossa cultura local. Apostamos sempre nos ingredientes da época e trabalhamos em parceria com os produtores locais”, conta Marcelo.

Além de trabalhar com pescados e frutos do mar dos pescadores da própria Ilha, O Limoeiro aposta nos produtos agroecológicos dos índios da Aldeia Renascer (Corcovado). De lá vem o palmito pupunha, a mandioca, o limão cravo, a banana entre outros ingredientes.

Receitas. O cardápio de O Limoeiro tem opções para todos os gostos, de lanches a pratos mais elaborados. Entre os sanduíches, destaque para as opções que levam peixe ou camarões crocantes.

Os camarões também aparecem numa versão de guacamole e num vinagrete de frutos do mar, que ainda leva lula, polvo e marisco. E por falar em marisco, que tal uma saborear o fruto do mar recheado com camarão e empanado na farinha panko, como molho de moqueca de siri? Esse é o prato Pingo do Mar!

Outro destaque, dessa vez com foco no palmito pupunha é o DjeDjy Pirá, peixe empanado na farinha de milho e frito, acompanhado de ragu de pupunha fresco. O palmito também é estrela do Tupã, prato criado para celebrar o Dia do Índio, em 2018, e que fez tanto sucesso que ficou fixo no cardápio. O arroz cremoso de pupunha é servido com peixe no vinho branco e lemon pepper grelhado, com chips batata doce.

No jantar, ainda há opções de pratos individuais como o Camarão Espanhola, grelhado, com molho de moqueca de siri, servido com arroz de açafrão e vagem e pratos para até três pessoas, como a Caldeirada.

“A ideia é que todo mundo passe bem aqui, então ainda temos porções e pratos com frango, carne, linguiças artesanais e pratos vegetarianos”, diz Marcelo.

Cachaça orgânica. Pra quem gosta de apreciar drinques, vale pedir uma das caipirinhas especiais feitas com a cachaça local e orgânica Ubatubana. Uma das criações da casa é a Beijo, com amora, laranja e gengibre. A Limoeiro é feita com cachaça ouro, limão cravo, mel, gengibre e hortelã. Já a Da Ilha leva abacaxi, limão e hortelã.

A famosa Gin tônica também ganhou uma versão própria na casa, com limão cravo e taiti, gengibre e folhas de limoeiro, isso sem falar da carta de cervejas, inclusive artesanais. Ah, e dá pra curtir tudo isso ouvindo uma boa música. Com uma agenda de shows diversificada, O Limoeiro também virou point cultural na Ilha dos Pescadores.

O Limoeiro
Praça Teodorico de Oliveira, 8 – Ilha dos Pescadores
Tel. (12) 99207-8973
Sábado, domingo e feriado, das 11h à 1h; durante a semana, a partir das 17h

Deixe uma Resposta

três − 3 =