Aparelhos elétricos para filtrar e conservar água são muito recentes no mercado. O que sempre se utilizou são as talhas, as moringas, os filtros de barro.

Encontrados em muitos mercados e em muitas residências – “a água fica muito mais fresca!” – são objetos que se faz de barro, argila ou cerâmica e que nós usamos com frequência em nossas casas.

Feita artesanalmente, a cerâmica doméstica existe desde 7.000 anos AC e é fruto de observação e pesquisa por arqueólogos para entender e aprender um pouco de cada civilização.

São panelas, potes, bules, travessas, pratos, e tantos outros utensílios para compor, basicamente, a cozinha de uma casa quanto são as necessidades de seus habitantes.

Cada artesão emprega neles sua “marca registrada” seja na maneira de coser o barro, na maneira de trabalhar o material ou nos desenhos que emprega para decorá-los. Assim, cada região tem seu tipo de barro – com cores características inclusive – formatos e desenhos que a distinguem.

De norte a sul do Brasil temos cerâmicas sendo criadas e usadas por todos. A cerâmica marajorara, por exemplo, feita pelos indígenas da Ilha de Marajó, é a mais antiga dentre as artes em cerâmica do Brasil. Altamente elaboradas, possuem variadas técnicas de ornamentação podendo ser coloridas ou não.

Presentes em todo território nacional, fazem parte não só da nossa casa, mas também da nossa cultura. Das mais tradicionais, às modernas, contemporâneas, compõem e decoram a mesa do brasileiro.

Deixe uma Resposta

5 × dois =