Rodeado por uma belíssima paisagem bucólica, hoje o Castelo de Pugna é uma vinícola familiar fundada pelo Conde Luigi Alberto Fumi Cambi Gado, que está situada a 3 quilômetros do centro histórico de Siena. No entanto, essa propriedade serviu de cenário para combates épicos desde o século XII, por causa de sua localização estratégica. Inclusive, a palavra “Pugna” vem do latim e significa batalha!

Sua primeira menção ocorreu em uma carta de 1189, enviada pelo Papa Clemente III ao bispo de Siena da época, onde o Vaticano concedia os direitos do Castelo de Pugna ao bispo. Anos mais tarde, em 1259, o castelo foi incendiado pelos Florentinos, logo antes do início da sangrenta Batalha de Montaperti, mencionada na obra Divina Comédia, de Dante Alighieri. Por conta desse passado de lutas constantes, o símbolo da propriedade se tornou um escudo de madeira com uma torre em chamas, que atualmente é o emblema da família Fumi Cambi Gado.

Esse mesmo emblema se tornou o rótulo do principal vinho produzido na vinícola, o Castelpugna Super Toscano! A expressão “Super Toscano” nasceu de uma revolução enológica do final dos anos 1960. Enquanto o mundo respirava a contracultura, alguns produtores da Toscana contestavam as regras estabelecidas em suas denominações de origem.

A ideologia por trás de um Super Toscano é criar o melhor vinho possível, sem a preocupação de seguir a ordem enológica regional (por isso até hoje são rotulados como Vino da Tavola ou I.G.T. Toscana Rosso, as denominações mais básicas da Toscana).

Desse movimento nasceram os vinhos “fora da lei”, que anos mais tarde seriam considerados alguns dos melhores vinhos do mundo, por diversos críticos internacionais. Dentro desse seleto grupo, está o Castelpugna Super Toscano, um 100% Sangiovese, cujas uvas foram colhidas nos vinhedos históricos do Castelo de Pugna. Antes de ser engarrafado, o vinho amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês de 225 litros. Seu potencial de guarda é de 15 anos.

Em taça, apresenta intensa cor rubi, com reflexos acastanhados. Lavanda, violeta, compota de frutas negras, alcaçuz, anis-estrelado, incenso e tabaco são alguns dos aromas que podem ser encontrados nesse complexo Super Toscano. Em boca, os taninos são muito aveludados e evoluídos, acompanhados por uma acidez equilibrada e longo final.

Excelentes combinações gastronômicas seriam carnes vermelhas grelhadas, embutidos de sabor intenso, risotto ai funghi secchi, queijos intensos ou bruschettas de fraldinha com chutney de tomate. A temperatura ideal de serviço é de 18°C e recomenda-se decantar a bebida por, pelo menos, 1 hora antes da degustação. Caso você seja um apreciador de vinhos maduros, com sabores e aromas complexos, certamente se apaixonará por este exemplar.

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

8 + quinze =