Nascido em Milão em 1934, Walter Contato construiu uma carreira bem-sucedida na área da construção civil italiana, no entanto sua paixão pelo vinho fez com que ele decidisse se aventurar nesse maravilhoso universo. Foi então que ele adquiriu a vinícola boutique CàMaiol, fundada por Sebastiano Maiolo em 1710.

O local escolhido foi a região de Lugana (na Lombardia), ao sul do majestoso lago de Garda, o maior da Itália. Essa é uma belíssima área de colinas verdes e rica tradição, na parte norte do país, entre as cidades de Milão e Veneza.

A intuição de Walter Contato mostrou-se correta, pois, desde o início do projeto, houve apoio de outros produtores regionais, que juntos formaram o principal conselho vitivinícola da região: o Consorzio Tutela Lugana. Atualmente a CàMaiol é a produtora mais respeitada da região e sua condução está por conta de Patrizia e Fabio Contato, filhos de Walter.

big-090817-124217-territorio-001-lugana

Na pedra fundamental da entrada principal da vinícola existe uma homenagem ao seu idealizador: Sebastiano Maiolo. Esse italiano visionário foi tão importante para a história da CàMaiol, que o espumante mais nobre elaborado pela produtora, o Sebastian Brut, foi concebido também como uma forma de homenageá-lo.

Apesar de ser produzido em quantidades limitadas, boa parte das garrafas é destinada para exportação, por isso os atuais proprietários decidiram colocar o nome do rótulo em inglês. Já a uva escolhida para a concepção do Sebastian Brut foi a Trebbiano di Lugana, principal variedade branca da região. O método utilizado na vinificação foi o Charmat, onde a segunda fermentação ocorreu por meses em tonéis de aço-inox. Seu potencial de guarda é de até 2 anos.

Sebastian-Brut-CaMaiolO visual do Sebastian Brut lembra muito os grandes Proseccos de Valdobbiadene, com tons amarelo ouro e rica perlage. Seus aromas são complexos e evoluem em taça, remetendo a maçã verde, pêssego fresco e jasmim, além de toques de brioche e manjericão. No paladar apresenta excelente frescor, boa acidez e cremosidade surpreendente.

Excelentes harmonizações seriam lagosta grelhada com ervas, robalo assado com tomate e abóbora, pernil assado com molho à base de lima-da-pérsia ou salada de fusilli temperada com manteiga, cogumelos, hortelã e raspas de laranja. A temperatura ideal de serviço é de 8°C.

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Loja virtual: vinhosdebicicleta.com.br/products/sebastian-brut

Deixe uma Resposta

nove − 4 =