Rodrigo Ferraz do Clube Vinhos de Bicicleta

Esse vinho é produzido pela The Wine People, uma interessante produtora italiana que nasceu em 2009 através da parceria de três grandes nomes do cenário vitivinícola internacional: Stefano Girelli (italiano), Philippe Marx (francês) e Peter Kosten (holandês).

A principal ideia por trás da The Wine People é cultivar vinhas nas principais e mais reconhecidas regiões do vinho na Itália, sempre respeitando o estilo ideal de cada terroir, ou seja, são especialistas no quesito enologia!

Para ajudar a formatar essa desafiadora tarefa, eles trouxeram para o time ninguém menos que Stefano Chioccioli, enólogo que possui no currículo mais de 70 rótulos “Tre Bicchieri”, classificação máxima no principal guia de vinhos da Itália, o Gambero Rosso, além disso seus exemplares receberam por diversas vezes a nota 100 nas avaliações de Robert Parker e The Wine Spectator.

Tajapiera-AmaroneDessas talentosas mãos nasce o Tajapiera Amarone della Valpolicella D.O.C.G., sem dúvida um vinho ícone para a The Wine People. No dialeto regional do Vêneto, “Tajapiera” refere-se às pessoas que escavavam uma tradicional pedra encontrada na vila de Prun.

Nos arredores dessa vila, bem no coração da região de Valpolicella, estão as charmosas comunas de Valgatara e San Pietro in Cariano, justamente onde são cultivadas as videiras do Amarone Tajapiera.

Os frutos que o compõem são Corvina (60%), Molinara (30%), Rondinella (5%) e mais 5% de outras variedades locais. São colhidas manualmente apenas as uvas de menor tamanho e mais maduras, para que então passem pelo processo de passificação por quase 5 meses, quando desidratam e concentram seus açúcares naturais. Após a lenta fermentação desses frutos passificados, o vinho ainda amadurece por dois anos em barricas de carvalho eslavo, garantindo um potencial de guarda que vai além de 20 anos.

Esse é um exemplar que apresenta intensa coloração rubi e halos levemente acastanhados. Seu bouquet é vibrante e evolutivo, remetendo a flores secas, avelãs, frutas negras em compota, tabaco e trufas. Já no paladar apresenta corpo denso, riqueza de taninos, acidez marcante e ótima persistência.

Ótimas harmonizações para esse Amarone seriam bruschettas de entrecôte com chutney de tomate, medalhão de mignon com crosta de amêndoas, Boeuf Bourguignon ou então um bom charuto após a refeição. A temperatura ideal de serviço é de 18°C e recomenda-se decantar a bebida por, pelo menos, 1 hora antes da degustação.

www.vinhosdebicicleta.com.br/products/tajapiera

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

dezenove − dezessete =