O médico Drauzio Varella é convidado do workshop “Alimentação Saudável – Um Estilo de Vida” realizado pelo Atteliê do Sabor na próxima quarta-feira, dia 25, a partir das 19h, no Clube Recreativo Jequitibá, em Caçapava.
Segundo a chef Renata Porto, idealizadora do projeto, faz parte da responsabilidade social de empresas como o Atteliê do Sabor levantar essa bandeira e promover a reflexão sobre a importância da alimentação para a saúde. Em entrevista, ela fala do preconceito e a falta de informação sobre o tema.
A obesidade é um problema de saúde pública que atinge, inclusive, as crianças. Qual o papel dos pais na criação de um hábito alimentar saudável?
O papel dos pais de resume ao “exemplo” e “estímulo”. É normal ver, no dia a dia, mães dizerem que não comem isso e aquilo. Consequentemente, o filho também não vai comer. E não adianta comer e não incentivar a criança a fazer o mesmo. Então, esses dois pilares são fundamentais.
Mudar de hábito alimentar depois de jovem e adulto é um desafio, mas como podemos começar? Que tipo de práticas podem ajudar?
É um desafio diário. Primeiro é preciso ter força de vontade e se permitir experimentar o novo. A partir daí, começar a mudar e de forma gradativa, não precisa ser radical, porque não é dieta. E temos que sair daquela “onda” de quer comer saudável é comer salada ou comida sem gosto. Eu digo que se um dia a pessoa comeu saudável e não gostou, é porque não estava bem feito. Importante lembrar que saudável é a forma como o alimento é preparado. É o mesmo arroz, o mesmo feijão, a mesma carne que está em todos os lares brasileiros, mas a maneira que a gente faz é que torna a comida saudável. Então, você pode começar trocando o arroz branco pelo integral, o pão de farinha branca por um de farinha funcional e por aí vai.
As pessoas entendem o conceito de alimentação saudável ou ainda há preconceito?
Há o preconceito e não é pouco. E esse preconceito existe principalmente pela falta de conhecimento. Reforço, comer saudável não é comer salada. É preparar os alimentos sem uso de óleo, com ingredientes sem agrotóxico, usando temperos e ervas naturais. Tudo isso faz a diferença no sabor e na qualidade dos nutrientes que a gente oferece ao nosso organismo.
Hoje muitas pessoas estão apostando em alimentação natural congelada, especialmente quem não tem tempo para cozinhar. Essa é uma boa alternativa?
É uma alternativa que acaba gerando praticidade e mais qualidade de vida. Claro que devemos sempre considerar o tipo de matéria-prima utilizado. Porque quando falamos de alimentação saudável, ela tem que ser pensada desde a matéria-prima. Se o alimento não é orgânico, por exemplo, você continua ingerindo uma carga de agrotóxico. De qualquer forma, mesmo que não seja orgânico, comer uma refeição congelada em vez de um hambúrguer ou pizza é muito melhor.
As pessoas estão mais conscientes sobre o papel da alimentação para a nossa saúde e bem estar?
A sociedade, como um todo, está passando por um processo de transformação. Basta olhar o mercado crescente de alimentação saudável, o estímulo às atividades físicas. O que as pessoas precisam ter claro é que por meio da alimentação a gente repõe toda energia que a gente perde num dia de trabalho. E é a alimentação que ajuda a evitar doenças. É ela que nutre o nosso corpo e nos deixa prontos pra um novo dia. Muitos alimentos, como os fast-foods, têm sabor, mas não os nutrientes que o corpo precisa. Por isso, a gente reforça: “desembale menos e descasque mais”.
Qual papel de empresas com o Atteliê do Sabor para ampliar essa consciência?
Além do exemplo, toda empresa de alimentação saudável precisa contribuir com essa causa do comer bem, de nutrir o corpo, além de oferecer qualidade para a mesa das pessoas. Por isso, uma das coisas que o Atteliê do Sabor está fazendo é trazer o doutor Drauzio Varella para a região. Ele é uma referência nacional, e até internacional, e as pessoas vão poder ouvir dele, sem custo, o que elas precisam fazer para ter uma alimentação saudável. Se as pessoas que estiverem no evento desenvolverem essa consciência e melhorarem um pouco a alimentação, a gente está cumprindo a nossa parte.
Workshop Alimentação Saudável – Um Estilo de Vida
Dia 25, às 19h, no Clube Recreativo Jequitibá – Caçapava
Ingresso: 5kg de arroz ou feijão
Mais informações: www.facebook.com/atteliedosabor