Ceviche, prato típico do Peru, é uma das opções de entrada - Foto: Gilberto Freitas - Divulgação

Batata doce, milho, quinoa, frutos do mar e pimenta. Esses são alguns ingredientes comuns na culinária peruana e as estrelas do Festival Gastronômico do Peru que acontece até dia 31 nos hotéis Mercure e Novotel, em São José dos Campos.

Cheia de personalidade, a culinária peruana tem se destacado na gastronomia mundial. Não é difícil encontrar o ceviche, por exemplo, no cardápio de diversas casas, das menos às mais sofisticadas, mas, quem for conferir o menu do festival, poderá ir além.

Durante o jantar de apresentação dos pratos para a imprensa e formadores de opinião, numa conversa com os chefs Hugo Rabello e Guilherme Pereira, que comandam a cozinha do Novotel e do Mercure, respectivamente, Pereira explicou que algumas receitas foram adaptadas ao paladar do brasileiro. Outras, criadas pensando na conexão Brasil-Peru.

“O ceviche que servimos no festival, por exemplo, não é tão picante e apimentado quanto aquele preparado pelos peruanos. O nosso é mais suave, justamente para agradar o paladar dos clientes”, explica o chef Guilherme Pereira.

Além do Ceviche Mixto, que leva batata doce e milho, o cardápio do festival ainda traz entre as opções de entradas o Causa de Salmón (purê e salmão com queijo cremoso) e Chupe de Mariscos.

Arroz Chaufa com frutos do mar
Arroz Chaufa com frutos do mar – Foto: Gilberto Freitas – Divulgação

Já entre os pratos principais, um dos destaques é a o Arroz Chaufa (com frutos do mar). Muito saboroso. Outras opções são o Pulpo a La Parrilla y Papa Huancaina (polvo na brasa com batata) e o Lomo Saltado (carne).

Por fim, entre as sobremesas, a preferida foi o Suspiro Limeño, muito cremoso. O Tres Leches Al  Pisco também agrada bastante – um tipo de bolo gelado, regado com o pisco, bebida típica do Peru. E tem também o Crema Volteada de Quinoa – um pudim que leva quinoa. Surpreendente!

Três Leches Al Pisco
Três Leches Al Pisco – Foto: Gilberto Freitas – Divulgação

“A ideia do pudim foi a de usar um ingrediente típico da culinária peruana em uma receita comum na cozinha do brasileiro, unindo os dois países”, reforça o chef Guilherme Pereira. A criação funcionou, e bem, especialmente para quem prefere as sobremesas menos doces.

Serviço. O Festival acontece das 12h às 15h30 e das 19h às 22h. O menu, com entrada, prato principal e sobremesa,  sai por R$69. O cliente ainda pode pedir um dos pratos separadamente e pagar o valor individual.

O evento segue até 31 de maio, no Novotel, av. Nelson D’Ávila ,2200 – Vila das Acácias; e no Mercure, av. Dr. Jorge Zarur, 81 – Torre 2- Jardim Apolo.

Deixe uma Resposta

9 − 2 =