Gelato de limao Mediterrâneo com ceviche

Uma pessoa como eu, que come içá, dobradinha e tantas outras comidas que muitos consideram “estranhas” – para não usar palavras mais duras e críticas que já ouvi — , não poderia achar “sorvete salgado” algo “estranho”, de fato.

Lembro-me como se fosse ontem da inauguração da Mio Sogno di Gelato em São José dos Campos. Lá, em novembro de 2015, num bate-papo com Carla, Gustavo, Cláudia e Marcelo, os sócios já demonstravam a intenção de ousar e trazer os gelatos salgados para região. Não preciso dizer que a minha curiosidade foi aguçada, enquanto outros convidados demonstravam certa desconfiança ao conceito.

Valeu esperar pra ver – e comer! Recentemente, a Mio preparou um evento especial para lançar a novidade na região. E, acreditem, mesmo os mais resistentes se surpreenderam com a experiência gastronômica. Então, aí vai meu conselho: se tiver a oportunidade, deixe o preconceito de lado e prove.

Afinal, pra dizer que não gosta de algo, ou que não é bom, você precisa primeiro provar. Brinco que a única coisa que não faço questão nessa vida é comer bife de fígado. Ainda assim, comi muito na minha infância a pedido do meu pai, para experimentar. Foram dias difíceis, mas sobrevivi pra contar essa história.

Voltando ao gelato salgado, das três opções de pratos que provei, todos, sem exceção, provaria de novo. São muito saborosos e surpreendentes. O que precisa ficar registrado é que as combinações com outros ingredientes é que, na minha opinião, ajudam a entender a proposta do produto.

Pratos. Entre as opções de finger food servidas no evento da Mio estava o gelato de limão Mediterrâneo com ceviche. A combinação é perfeita pra começar a degustação, por ser menos inusitada ao paladar. O grande lance é que o marinado do ceviche ganha uma refrescância extra com o gelato de limão por cima.

gelato de gorgonzola com lichia e presunto parma
Gelato de gorgonzola com lichia e presunto parma

Na sequência, provei o que, na minha opinião, foi a combinação mais surpreendente: gelato de gorgonzola com lichia e presunto Parma. Ainda não sei descrever exatamente o resultado final. O que posso afirmar é o mesmo que disse na roda de amigos durante o evento: “Isso é o que as pessoas chamam de explosão de sabores? É sensacional”. O equilíbrio no sabor do gelato de gorgonzola é algo que faz o todo ganhar, o paladar querer provar mais, e de novo…

Por fim, e não menos saboroso, degustei o gelato de mostarda Dijon sobre um mini-hambúrguer. Aqui, o bacana é o contraste de temperaturas – do gelato de mostarda frio com o hambúrguer quente — que gera uma “confusão boa” no cérebro e, consequentemente, no paladar.  Ah, e o gelato tem gosto de mostarda mesmo. É incrível!

Gelato de mostarda Dijon com mini-hamburguer
Gelato de mostarda Dijon com mini-hamburguer

E as criações na param por aí. A casa já fez gelato de azeite para servir com pão italiano, de muçarela de búfala com salada Caprese… E também dá pra fazer de bebidas alcoólicas, como uísque, cachaça, vodca com energético e por aí vai.

A princípio, os sabores não devem estar nas vitrines da gelateria, mas, sim, ser produzido e fornecidos sob encomenda para chefs que comandam bufês, festas e eventos. Eu só espero que a tendência ganhe força logo pra gente encontrar essas delícias por aí e poder saborear a hora que quiser!

Serviço

Mio Sogno Di Gelato

Avenida Cassiano Ricardo, 319 – São José dos Campos

Tel. (12) 3019-7881

www.miosognogelato.com.br

1 Comentário

Deixe uma Resposta

dezenove − 11 =