Numa época em que muitos estão preocupados com o status que uma dólmã e o título de chef podem oferecer, Nathanael Freitas, de apenas 21 anos, conserva o que é essencial: o amor pela cozinha e o prazer em alimentar o outro.
O jovem, que está no segundo ano do curso de Especialista em Gastronomia e Alta Cozinha do IGA (Instituto Gastronômico das Américas), já trabalha com personal chef, preparando jantares e eventos na casa de clientes, mas resolveu doar um pouco do seu tempo e do seu dom para servir também aos moradores de rua.
“Eu sempre fiz jejum, uma penitência na quaresma. Na última quarta-feira de cinzas, essa ideia surgiu na minha cabeça e falei ‘vou fazer’. Além de doar meu tempo e meu dom pra quem precisa, ainda posso ajudar outras pessoas a terem um gesto concreto nessa preparação para a Páscoa, doando alimentos, por exemplo. Isso é algo ótimo para se fazer na quaresma”, diz Freitas.
E a ideia já saiu do papel. Já são dois finais de semana preparando e distribuindo, com a ajuda de colaboradores, cerca de 40 marmitas por dia para moradores de rua de São José dos Campos. Experiência que tem sido muito marcante pra ele.
“É quase impossível descrever o que eu sinto. No dia a dia, cozinhando, sinto o peso da responsabilidade por estar cozinhando para essas pessoas e por valorizar e aproveitar ao máximo as doações que recebo”, conta.
Já na rua, a emoção é que fala mais alto, principalmente ao perceber a educação na recepção dos moradores de rua e a gratidão deles ao receberem a comida.
“Outra coisa que tem me marcado muito é a honestidade. Quando eles já comeram algo e não estão com fome, dizem que não precisam da marmita e que vão deixar a oportunidade para outro que não comeu ainda, mesmo não sabendo se vão ter algo pra comer no dia seguinte”.
Futuro promissor. Nathanael Freitas é um jovem de grandes sonhos. Desde criança sempre quis ser, de alguma forma, artista. Já tocou em orquestra, fez teatro, trabalhou como modelo… O gosto por cozinhar apareceu na adolescência, quando começou a fazer e vender bombons para comprar lanche na cantina da escola.
Depois veio o desejo de estudar gastronomia em Campos do Jordão, mas, enquanto o sonho não chegava, fez cursos de Ciências da Computação, Gestão Comercial e Projetista de Estrutura Aeronáutica. Hoje, ele trabalha numa empresa de engenharia.
“Além disso, faço meu trabalho como personal chef. E quando acabar meu curso, quero estagiar na França e trabalhar pelo menos uns cinco anos na Europa, passando pela Itália, Portugal e Espanha. Quero aprender muito e encontrar a ‘minha gastronomia’”.
Esses são os planos, mas o que é essencial ele já tem: o amor pela cozinha o prazer em alimentar o outro.
Para conhecer o trabalho de personal chef de Nathanael Freitas acesse: @chefsdeliverysjc no Instagram. Contatos para doações ou contratar o serviço:
chefsdelivery.sjc@gmail.com
Cel. (12) 98804-2622/ Whatsapp: (12)98213-0485