Chef Anderson Oliveira, do Dona Chica, de Campos de Jordão, é convidado especial do Expo Brazilian Creative Cities que acontece em Santos. Foto: Degusta Vale.

O chef Anderson Oliveira, do restaurante Dona Chica, de Campos do Jordão, foi convidado para representar a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba no evento internacional Expo Brazilian Creative Cities, que acontece até dia 22 de julho na cidade de Santos (SP).

O espaço das Rotas Gastronômicas está no Pavilhão principal do evento, mostrando a diversidade de culinárias dos chefs de diversas regiões e não é por acaso que o convite feito ao chef Anderson, já que hoje ele é considerado o anfitrião da Mantiqueira.

O Dona Chica é atração no Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal) desde 2013, onde os visitantes são levados a uma experiência rica em sabores, conceitos sobre sustentabilidade e resgate da memória afetiva por meio da gastronomia.

Segundo o chef, a ideia de ter um restaurante dentro de uma reserva ambiental é uma forma de educação, ativação da agricultura familiar e encadeamento produtivo. “O restaurante rejeita produtos industrializados e prestigia produtos da Mantiqueira visando fortalecer a economia local, com um cardápio cuidadosamente elaborado e focado na gastronomia de resgate”, explica Anderson.

Prestígio. A apresentação do Chef Anderson Oliveira acontece no dia 20 de julho, quando irá servir pratos de autoria dele, a Paella da Montanha, à base de truta, arroz Piaguí, pinhão, mix de cogumelos, linguiça de fumeiro e ervilhas frescas, e o Bolinho de Javaporco, receita também produzida com ingredientes produzidos na Mantiqueira.

O evento foi criado em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Neste ano, o Encontro Anual tem como tema “Criatividade, caminho para igualdade”, com o objetivo de apoiar a redução das desigualdades sociais por meio da formação e geração de emprego e renda, de forma a atingir as metas da Agenda de 2030 da ONU e da Nova Agenda Urbana.

Além da Gastronomia, a Expo Brazilian Creative Cities terá programação de música, cinema e exposições de artistas em parcerias com os museus da cidade de Santos.

SERVIÇO

Expo Brazilian Creative Cities

Local: Centro de Convenções de Santos (Praça Almirante Gago Coutinho, 29 – Ponta da Praia), em Santos / SP

Quando: de 18 a 22 de julho de 2022 – Horário: 9h às 19h

Participação do chef Anderson Oliveira: 20 de julho

Deixe uma Resposta

sete − 7 =