Chef Anouk Migotto do restaurante Donna Pinha. Fotos: Douglas Fagundes/Divulgação.

Diante da frente fria que despencou as temperaturas em todo o país, a renomada chef Anouk Migotto, do restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal (SP), revela duas receitas simples de cremes para esquentar os próximos dias.

Acostumada com o frio das montanhas, a chef, que mora há mais de 20 anos na Serra da Mantiqueira, ressalta o poder da gastronomia na nossa vida. “A previsão é de geada na Mantiqueira nos próximos dias e nada melhor que um caldinho, uma sopa ou creme para ‘aquecer a alma’, diz Anouk. “Mas, claro, que será um prazer ainda maior recebê-los aqui no Donna Pinha”, acrescenta.

A chef separou duas deliciosas receitas que valem a pena: cremes de palmito e de cebola – este último, inclusive, faz parte do seu livro “Donna Mantiqueira”, que reúne 40 deliciosas receitas. Informações sobre o livro podem ser adquiridas pelo site: www.donnapinha.com.br 

Anote as receitas:

CREME DE PALMITO

Ingredientes:
– 1 frasco de grande de palmito
– 1 unidade de cebola picada
– 2 dentes de alho picado
– 2 xícaras de leite quente
– 2 xícaras de caldo de legumes
– 1 colher de sopa de manteiga
– * 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– cheiro verde
– noz-moscada
– sal

Modo de preparo: Derreta a manteiga com o azeite e refogue as cebolas até que fiquem transparentes, coloque o alho e refogue novamente. Coloque a farinha e rapidamente o leite quente, mexendo bem para não formar grumos. Coloque metade do palmito e o caldo de legumes, e deixe ferver. Bata tudo no liquidificador e deixe novamente na panela até que engrosse no ponto desejado (se houver necessidade de engrossar mais, dissolva uma colher de sobremesa de amido de milho em um pouco de água e engrosse aos poucos). Coloque o restante do palmito em rodelas e sirva com uma pitada de noz-moscada, parmesão e acerte o sal. Cheiro verde para finalizar. Dica: Sirva em um pão tipo italiano.

CREME DE CEBOLA

 

Ingredientes:
– 1 kg de cebola
– 1 ½ litro de caldo de carne
– 1 colher de (sopa) de azeite
– 3 colheres de (sopa) farinha de trigo
– 1 colheres (sopa) açúcar
– 1 xicara de vinho tinto seco
– Queijo gruyère ou emmental e uma torrada

Modo de preparo: Corte as cebolas bem finas, o máximo que puder (aconselho passar pelo mandolim ou processador, mas não pode triturar para manter a crocância). Leve ao fogo com o azeite, e refogue mexendo sempre, à medida que for querendo grudar vá adicionando um pouco de água (mas bem pouco somente para não grudar). Quando estiver levemente dourando adicione o açúcar e mantenha o processo de ir colocando um pouco de água para não grudar e queimar. Deixe que fique com uma coloração bem caramelo. Adicione a farinha de trigo com o vinho misturado à parte e o caldo de carne. Deixe que chegue à textura de um caldo espesso. Coloque a torrada com o queijo por cima e sirva em seguida. De uma leve torradinha no pão com o queijo antes de colocar no caldo, isto trará sabor ao prato.

Deixe uma Resposta

2 × 4 =