Peixinho da Horta com Chutney de CebolaTortelloni com geleia de tomate de árvore e nozes e, de sobremesaCreme caipira com calda de maria pretinha e terra de chocolate.

Esses são as novas delicias do menu do Restaurante Dona Chica, de Campos do Jordão, para celebrar a temporada outono-inverno.  Os pratos foram criados pelo chef e proprietário Anderson Oliveira que faz um trabalho de valorização dos produtos regionais e defende a sustentabilidade.

O Dona Chica já é consagrado por receitas criadas a partir da horta do próprio restaurante, como o peixinho da horta, o tomate de árvore e a fruta maria pretinha, estrelas do novo menu.

O cardápio ainda evidencia ingredientes da Serra da Mantiqueira, a exemplo do Sorrentino com abóbora e Queijo Pinhal, pratos veganos como Cogumelos em barbecue de cerveja artesanal – mix de cogumelos grelhados, mandioca frita e farofa de pinhão e a Quirera Serra e Marquirera com truta e camarão – produzido em Taubaté –  e lâminas de pinhões salteados em ervas.

As sobremesas seguem o mesmo cuidado. Não deixe de finalizar a refeição com o Brigadeiro de Capim Santo ou o Brownie de Arroz Piaguí (arroz produzido em Pindamonhangaba) que acompanha um gostoso sorvete caseiro. 

O chef Anderson ainda proporciona – mediante reserva – a experiência do Chef na Floresta, quando faz ao vivo pratos especiais na parrilla e no fogão a lenha, para um número de pessoas previamente definido.  Bonito de ver o chef preparando o Leitão Caipira, a Paella da Montanha e o Arroz Caldoso com Filet Serenado, algumas de suas especialidades.  

Drinques com destilados regionais

No bar são preparados drinques coloridos e divertidos feitos com destilados e ingredientes de produtores locais. Vale experimentar:

–  Já-taí – com favo de mel, limão cravo, semente de coentro e cerveja artesanal de trigo;

 – Jacu-Buti, de geléia de jabuticaba, vinho Sauvignon Blanc, pimenta rosa e poejo fresco. 

–  Papagaio do Peito Roxo com Gin High Mountain, Gin Butterfly, licor de lichia, Kiwi, suco de limão e soda – parte do valor de sua venda é direcionada ao projeto de conservação da espécie do papagaio, em extinção, e de suas famílias em observação que tem seus ninhos no oco das Araucárias do parque. 

O restaurante oferece também uma carta de vinhos da Serra da Mantiqueira com bons rótulos para harmonizar com os pratos.  E um charmoso empório reúne os principais produtos da região, onde é possível comprar geleias, azeites, queijos finos, mel, cogumelos, pinhão, vários tipos de arroz, licores, destilados, vinhos e uma grande variedade de cervejas artesanais.  

Pra deixar a experiência ainda melhor, o Dona Chica está no meio de um dos cartões postais de Campos do Jordão, o Horto Florestal, rodeado das araucárias, hortênsias e onde os únicos ruídos são do rio e do canto dos pássaros.

Chef Anderson Oliveira

O chef e proprietário do Dona Chica, Anderson Oliveira, nasceu em Campos do Jordão. É formado em hotelaria pelo SENAC e fez gestão de negócios de serviços alimentícios e gestão empresarial na FGV. Para o chef, a ideia de ter um restaurante dentro de uma reserva ambiental é uma forma de educação, ativação da agricultura familiar e encadeamento produtivo. “O restaurante rejeita produtos industrializados e prestigia produtos da Mantiqueira visando fortalecer a economia local, com um cardápio cuidadosamente elaborado e focado na gastronomia de resgate”, conta Anderson.

Focado na sustentabilidade, o chef já implantou importantes medidas em seu restaurante, tais como:

– Ausência de plástico de único uso

– Processamento do resíduo orgânico

– Alimento 0 km

– Reciclagem de todo o resíduo inorgânico

– Estação de tratamento do esgoto

– Redutores de vazão nas torneira e captação de luz natural nos ambientes internos.

TREM DA CHICA

Passando pelo parque, ainda vale conhecer o Trem da Chica, um food truck com um cardápio de deliciosos hambúrgueres artesanais feitos na parilla.

Dona Chica Restaurante e Trem da Chica

Parque Estadual Campos do Jordão – Horto Florestal – Campos do Jordão – SP

Abertos todos os dias das 11h30 às 17h. 

www.restaurantedonachica.com.br

@donachicarestaurante / @tremdachica

Deixe uma Resposta

dezoito + seis =