Ao lado de Anouk Migotto, do Donna Pinha, a chef convidada Denise Guerschman assina prato especial para Festival do Pinhão. Fotos: Douglas Fagundes/Divulgação.

O prato “Suíno Defumado com Pinhões”, preparado pela chef Denise Guerschman, é a novidade do cardápio do restaurante Donna Pinha em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, a partir de 1º de maio. A receita, que faz parte do projeto “Mantiqueira com as chefs”, também celebra o tradicional Festival do Pinhão que já está a todo vapor.

A receita preparada pela chef Denise, que comanda o restaurante O Escandinavo, na capital paulista, é um delicioso suíno defumado com pinhão caramelizado no molho de cebolas e creme de leite. Acompanha batata doce com mel e farofa crocante.

A iniciativa faz parte do projeto “Mantiqueira com as chefs”, que a cada mês convida uma chef diferente para elaborar uma receita com ingredientes da Mantiqueira e celebrar os 20 anos de fundação do Donna Pinha junto com a chef Anouk Migotto, proprietária da casa.

Os valores arrecadados com os pratos do projeto, segundo Anouk, são destinados a entidades sociais da cidade. O suíno preparado com pinhões por Denise custa R$ 89,80 (individual). Os nomes das chefs convidadas são revelados a cada mês e cada receita fica um mês no cardápio.

Temporada do pinhão. A receita da chef Denise soma-se a outras 10 receitas de dar água na boca que fazem parte do Festival do Pinhão do Donna Pinha, que segue até 31 de maio. O festival começou no dia 16 de abril, respeitando o período de defeso do pinhão.

Por sinal, a chef Anouk faz questão de sempre ressaltar sua paixão pelas araucárias: “Meu amor pela araucária é tão especial que até uma tatuagem desta árvore esplendorosa fiz, pela sua força, fruto e esplendor. Donna Pinha por conta de seus frutos inspirou o nome do restaurante e é base da culinária”.

Para quem gosta de pinhão, tem opções para todos os gostos: como truta, risotto, medalhão, pancetta suína, carré de cordeiro e até sobremesas. O cardápio completo pode ser conferido pelo site: www.donnapinha.com.br

Sobre a chef Denise. Aos 15 anos, Denise Guerschman partiu para um intercâmbio em um pequeno vilarejo na Noruega. De quebra, passou alguns meses na Suécia também. Cravou a Escandinávia nos hábitos e nas paixões. De volta ao Brasil, formou-se na primeira turma de hotelaria do Grande Hotel Senac de Campos do Jordão (2000). A rica bagagem adquirida entre São Paulo e Europa resultou, em 2018, na abertura do O Escandinavo, que funciona hoje numa adorável proposta “intimista” na capital paulista, ao lado do seu estúdio de fotografia, fazendo com que Denise concilie sua vida entre as duas paixões.

SERVIÇO

O restaurante Donna Pinha está localizado à avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647, no Centro de Santo Antônio do Pinhal (SP). Abre todos os dias para almoço, das 10h às 17h. Para jantar, funciona de sexta e sábado até as 23h e domingo até as 19h. Atendimento pelo telefone (12) 3666-2669. Acompanhe também pelas redes sociais: @donna_pinha (Instagram) ou Donna Pinha (Facebook).

Deixe uma Resposta

4 + dezenove =