Talita, queijeira da Bolderini, de Pindamonhangaba

Dentro do vasto território que compõe a Serra da Mantiqueira, o queijo certamente é um ícone importante. A websérie documental: “O Queijo e a Mantiqueira” surge com o objetivo de valorizar essa cultura local e os produtores que a representam com autenticidade.

Ao todo são cinco episódios, cada um apresentando a história de vida de um produtor de Queijo da Mantiqueira. Além das próprias trajetórias, os depoimentos abordam também os sonhos, rotinas e desafios dessas pessoas que dedicam as vidas à produção artesanal.

A diversidade dos produtores é um aspecto que fica evidenciado com os queijeiros que estrelam a primeira temporada: Queijaria Bolderini (Pindamonhangaba-SP), Laticínios Búfalos na Montanha (Paraisópolis-MG), Estância Silvânia (Caçapava-SP), Laticínios K-Braz (Brazópolis-MG) e Queijaria Inácio (Alagoa-MG).

A cada episódio de apresentação dos produtores, haverá um conteúdo extra de receitas, em que o chef Vitor Pompeu conduz, de forma leve, a elaboração de preparos com essas iguarias da região, os queijos, compartilhando suas interpretações com a gastronomia da Mantiqueira. Os episódios de apresentação dos produtores têm em média 15 minutos de duração. Já os de receitas, cerca de sete minutos.

A web série documental: “O Queijo e a Mantiqueira”

O projeto é uma realização de Vitor Pompeu em parceria com Vinícius Prado. Vitor é chef de cozinha e sócio do restaurante Sauá e da Pousada Bicho do Mato (Gonçalves-MG), além de sócio do Restaurante Moringa Mantiqueira (Campos do Jordão-SP) e afinador no Casarão Queijos Maturados (São Bento do Sapucaí-SP).

Com mais de 20 anos de experiência no meio gastronômico na Serra da Mantiqueira, realiza um trabalho de fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados a cultura caipira da região, foi um dos responsáveis pelo projeto Saberes da Mantiqueira, com o apoio do Senac Campos do Jordão, onde foi docente no curso de Gastronomia por 7 anos.

Já Vinícius é designer gráfico formado pela Faculdade Cruzeiro do Sul MS e no Curso Técnico de Cozinheiro pelo SENAC-MS. Dentro de sua atuação têm o propósito de compartilhar conhecimento em suas diversas formas, por meio de projetos audiovisuais com a sua produtora Doc in Loco, trabalha também como cozinheiro no Restaurante Sauá (Gonçalves-MG) e afinador no Casarão Queijos Maturados (São Bento do Sapucaí-SP).

Confira a data das estreias dos episódios 

05/04 – Episódio 1 | Queijaria Bolderini (Pindamonhangaba-SP) @queijaria_bolderini

12/04 – Episódio 2 | Laticínios Búfalos na Montanha (Paraisópolis-MG) @bufalosnamontanha

19/04 – Episódio 3 | Estância Silvania (Caçapava-SP) @estanciasilvania

26/04 – Episódio 4 | Laticínios K-Braz (Brazópolis-MG) @laticinoskbraz

03/05 – Episódio 5 | Queijaria Inácio (Alagoa-MG) @inacioqueijodealagoa

A websérie conta com o patrocínio de Hotel Toriba, Casa Grappolo, Azeite Fio de Ouro, Restaurante Sauá, Moringa Mantiqueira, Casarão Queijos Maturados e Sicoob.

Os organizadores do projeto já têm planejado uma segunda temporada de “O Queijo e a Mantiqueira”, que deverá ser publicada no segundo semestre desse ano. A ideia é expandir o formato focando em outros ingredientes emblemáticos da Mantiqueira, como o azeite, vinho, café e a cachaça.

Websérie documental “O Queijo e a Mantiqueira”

Mais informações em @eamantiqueira

Deixe uma Resposta

16 + 12 =