No stand da "La Torta", público encontra receitas salgadas e doces

Evidenciar e fortalecer a vocação turística e gastronômica da cidade. Esse é o objetivo do primeiro evento oficial do Destination São José dos Campos, que acontece nos dias 1º, 2 e 3 de abril, no parque Vicentina Aranha, um dos cartões postais da cidade. E durante todo o mês, restaurantes também servem pratos com preços especiais nos estabelecimentos.

O lançamento oficial do Destination Gastronomia acontece na sexta-feira (1º) com participação da chef Bel Coelho (Cuia Café e Restaurante – São Paulo), um dos principais nomes da gastronomia nacional. Ela participa de uma ação realizada em parceria com o Fundo Social de São José dos Campos.

Primeiro, a chef vai conhecer o “Banco de Alimentos”, que fica no Ceagesp. Todas as segundas, quartas e sextas, empresários doam alimentos que não foram vendidos para que o Fundo Social possa distribuir entre as entidades cadastradas no projeto.

“A partir dos itens que serão recebidos nesse dia, a chef vai criar receitas e dar dicas para os cozinheiros que atuam nas instituições. É uma forma de capacitá-los para exercerem ainda melhor essa importante função de preparar e alimentar os assistidos pelas entidades”, explica Maurício Guisard, presidente da Destination SJC.

À noite, na sexta, acontece a abertura solene do evento no parque, com presença dos empresários participantes do festival e de autoridades de São José. Já no sábado (2) e no domingo (3), as atividades no parque são abertas ao público e incluem aulas-show, bate-papo sobre gastronomia e turismo e atrações musicais.

Programação Destination Gastronomia – Sábado

No sábado (2), a programação começa às 9h com a inauguração da praça de alimentação e da feira de produtores de São Francisco Xavier. Cerca de 20 restaurantes, que são referência na cidade, oferecem ao público uma diversidade de pratos e bebidas. A ideia é que cada um revele o que há de melhor na gastronomia joseense.

Às 10h, acontece no palco montado no bambuzal a mesa redonda “São José: potência turística e gastronômica”, com a participação de produtores e empresários da gastronomia e turismo. Ao meio-dia, a chef Bel Coelho volta à cidade, desta vez para uma aula-show aberta ao público.

Já no período da tarde, às 15h, tem aula-show com o bartender Rogério Córdoba e participação do DJ Goulart. Para quem gosta de ficar antenado com as novas tendências, a jornalista Mariana Bacci ministra um workshop sobre “Food Design” na sala de leitura do parque às 17h. As inscrições devem ser feitas com antecedência e as vagas são limitadas. E encerrando a programação de sábado em grande estilo, às 19h, tem show musical.

Ao longo de todo o dia, o DJ Goulart também comanda o som do espaço que terá entrada solidária, mediante a doação de alimentos não-perecíveis.

Programação Destination Gastronomia – Domingo

No domingo de manhã, às 9h, quem assume a cozinha no bambuzal é a criançada. A influenciadora digital Geisa Richetti comanda a atividade para despertar nos pequenos a importância da “comida de verdade” para uma alimentação saudável. E às 11h, a praça de alimentação será embalada mais uma vez pela música ao vivo.

A chef Aline Chermoula é a convidada da aula-show marcada para às 14h30. Pesquisadora, Aline trabalha o tema “Cozinha Ancestral e Afrodiaspórica pela Américas”. Na sequência, às 16h30, o chef André Boccato assume o palco do evento, ao lado da chef Rafaela Vianna, parceira do cozinheiro na Escola Mantiqueira de Gastronomia.

Sobre o Destination SJC

O Destination São José dos Campos, em sintonia com os conceitos da DMMO – Destination Marketing Management Organization — atua no marketing e na gestão do destino turístico, para estimular ações comerciais que gerem negócios efetivos para a cidade. Hoje, São Francisco, Paris e Londres são referências de grandes cidades que já exercitam esse conceito de operação e atuam na atração de eventos e promoção dos destinos como São José.

Serviço:
Festival Destination Gastronomia
Dias 2 e 3 de abril no Parque Vicentina Aranha, das 9h às 21h
Durante o festival, hotéis associados da cidade oferecem tarifas especiais aos visitantes.
Mais informações: www.destinationsjc.com.br

Deixe uma Resposta

cinco × 3 =