Chivito, lanche tradicional do Uruguai, harmonizado com cerveja artesanal é destaque na casa. Fotos: Andréa Leite

Se você é daqueles que gosta de aliar turismo e gastronomia e já esteve no Uruguai, possivelmente experimentou o Chivito, um lanche típico uruguaio. Agora, se você ainda não conhece ou deseja relembrar o sabor dessa delícia, vale conhecer o MonteChivo, inaugurado em novembro de 2020 no Aquarius, em São José dos Campos.

“Em 2017, meu irmão trabalhava na Petrobras e viajou para o Uruguai, pela empresa. No dia que estava vindo embora, ele foi almoçar num mercadão e uma pessoa ofereceu pra ele o Chivito. Ele experimentou. Já no aeroporto, quando passava por uma banca de jornal, uma senhora ofereceu pra ele um livro. Quando ele pegou na mão, era a história do Chivito. Ali ele teve a ideia e me ligou dizendo que sabia em que a gente ia investir aqui no Brasil”, conta Pedro Dutra, sócio do MonteChivo ao lado do empresário Rogério Santana.

Um ano depois, em 2018, Pedro e o irmão viajaram para o Uruguai acompanhados do chef Lucas, que comanda a cozinha do MonteChivo. Lá, o trio experimentou vários lanches e outros pratos típicos que inspiraram o menu do restaurante joseense.

“No Uruguai o Chivito vem com muito molho, chega a escorrer nos braços e eles gostam disso. Aqui no restaurante fizemos algumas adaptações e criamos receitas nossas a partir do Chivito tradicional”, conta Pedro.

São quatro opções de sanduíches no cardápio do MonteChivo e uma versão para as crianças. Veja na galeria abaixo:

Ainda tem o Niño (R$ 18,90) criado especialmente para as crianças. Ele leva alface, tomate, mignon, presunto, queijo prato e salsa golf da casa (molho)

A experiência de saborear os Chivitos e conhecer um pedacinho da gastronomia uruguaia fica ainda mais interessante quando o cliente faz a harmonização dos lanches com as cervejas selecionadas por um beer sommelier e mestre cervejeiro.

“Depois que recebemos as sugestões dos rótulos para harmonizar com os sanduíches, fizemos uma degustação às cegas com algumas pessoas e elas votaram quais cervejas combinavam mais com cada Chivito. Foi assim que nasceram as harmonizações”, conta Pedro.

O MonteChivo, por exemplo, que leva molho barbecue, é harmonizado com uma sour de frutas que ajuda a acentuar o sabor mais adocicado do molho. Pedro lembra que a casa trabalha apenas com cervejas artesanais que valorizaram as receitas criadas pelo chef.

Outro prato típico que o cliente pode experimentar no MonteChivo é a Pamplona, filé de coxa e sobrecoxa enrolado com redanho (uma película) de porco, grelhado, recheado com presunto, queijo, pimentão, azeitona e bacon artesanal. O prato sai por R$ 39,90 e é acompanhado de vinagrete de repolho (que substitui o tomate) e farofa.

E quem gosta de cortes bovinos ainda tem a opção dos cortes Chorizo e Ancho, ambos da 481, uma fornecedora de carnes do Uruguai que, segundo o empresário, dá um tratamento diferenciado ao gado e que, consequentemente, garante uma carne mais saborosa. Os cortes são servidos com batata frita ou purê, vinagrete e farofa.

MonteChivo: Rua Jurema Vieira Medrado, 65, loja 3. Jardim Aquarius – SJC
Confira mais sobre a casa no Instagram

1 Comentário

Deixe uma Resposta

dezenove − 4 =