Procuram-se profissionais de cozinha e sala e bar com múltiplas competências. Mas diante desse novo cenário – e de um futuro pós-pandêmico -, quais habilidades serão necessárias?

Estamos em um período de constantes transformações. Antes, noções de informática e de idiomas eram determinantes a esses profissionais. Depois, qualificações técnicas tornaram-se diferenciais e, todos esses, pré-requisitos.

Mas e agora, quais competências são primordiais para se destacar no mercado gastronômico? Um bom planejamento nos mantém atentos a todas as movimentações da sociedade e da economia. Além de conseguirmos uma vantagem competitiva, correremos menos riscos.

Na gastronomia, é comum que os profissionais se especializem em um determinado tipo de cozinha, seja quente ou fria, confeitaria ou panificação, entre outras. Esse aprendizado exige anos de dedicação e muito, muito treino.

Escolher onde estudar é tão importante quanto o processo de aprender. Compreender inovações e tendências significa estar um passo à frente da concorrência nesse competitivo mundo do trabalho.

Trabalhar em uma área na qual se faz arte com as mãos, que tem se valorizado cada vez mais e que, assim como uma máquina do tempo, permeia idas e vindas em seus modos de preparo e em suas diversas apresentações, é vivenciar a gastronomia, que vai além de uma necessidade fisiológica. Em seu íntimo significado “comer é um ato social, histórico e cultural”.

Portanto, é momento de nos adaptarmos às novas regras e nos reinventarmos como profissionais. Nos novos protocolos sanitários, a palavra-chave é “distanciamento” e é preciso entender isso sem afetar nossas referências emocionais, como daquela brincadeira de infância “beijo, abraço ou aperto de mão”.

Está mais do que claro que, além de paixão, o mundo da gastronomia é também uma válvula de escape em meio às turbulências. E, além disso, é notório que não precisamos esperar outras quarentenas para aprender, inovar e aumentar a nossa renda. Por isso, procure qualificar-se hoje e sempre.

Táta Ramos é gastróloga e professora do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Deixe uma Resposta

11 + três =