Planejar: a dica é colocar tudo que é prioridade no papel.

O novo ano chegou e, com ele, a época de planejar e traçar novas metas para o seu bar ou restaurante. Por isso, tenho uma proposta: vamos colocar a comunicação nesta lista de prioridades?

Pensando em ajudar você a já começar o ano afiado nesta área, vamos usar este espaço para planejar (e executar) tudo!

Mas hoje, nosso foco aqui é planejar, levantar o que merece ser divulgado, o que não é tão legal de ser mostrado, o que você já faz, o que precisa parar de fazer… bom, sem mais delongas, vamos a lista:

1. O que eu preciso divulgar mais

Este é um dos principais pontos que norteará sua comunicação neste ano. Se seu foco é divulgar mais suas porções, ou seu almoço executivo, pratos à la carte, enfim… o ideal é colocar na ponta do lápis o que é prioridade (se é almoço, por exemplo, e seu carro chefe é um filé a parmegiana, coloque na lista que ele será o ‘modelo’).

2. Que espaços eu tenho para a divulgação

Todo estabelecimento tem novas formas de divulgar seu produto. Mais pra frente falaremos de como criar novas formas. Mas, por enquanto, foque nas já existentes.

Se você tem redes sociais, escreva. Cartazes espalhados pelo restaurante? Escreva. Displays de mesa? Tudo pro papel. Assim, com todos os espaços catalogados, fica mais fácil de pensar no ‘que vai onde’ e no que você tem que criar de material.

3. O que eu preciso melhorar

Essa é sempre uma parte que percebo que meus clientes têm dificuldade quando estamos planejando. Mas é importante ser criterioso nessa parte. Para tirar a dúvida, peça a ajuda de funcionários e pessoas de confiança. Pode ser qualquer coisa: um cardápio com preços ‘a caneta’… placas, jogos americanos, bolacha de chopp rasgados, displays quebrados. É bom listar tudo e, assim, montar um planejamento para repôr.

4. Pensar em novas metodologias

Uma coisa que quase nenhum estabelecimento tem e que faz muita diferença é a boa e velha ‘Pesquisa de Satisfação’. Uma coisa que salva muitos estabelecimentos de perder clientes e cair no ciclo vicioso de cometer sempre os mesmos erros. Mas essa é só uma das metodologias que você pode aplicar… seja criativo!

5. Invista

Todo estabelecimento tem que ter investimentos em comunicação. É ela quem traz novos clientes, aumenta resultados, divulga novos produtos e, em alguns casos, até te torna referência em algo. Por isso, se você não tem ainda, faça as contas e veja com quanto pode começar. Se já tem, veja se não pode aumentar. Isso pode fazer a diferença em 2020!

6. Procure ajuda especializada

Muitos estabelecimentos já contam com ajuda de agências e profissionais de marketing. Embora pareça um custo elevado, um profissional dedicado na área acaba te auxiliando em todos os processos que citei acima (e muito mais!) de forma muito mais profunda e profissional. Vale a pena pesquisar e fazer um orçamento, quem sabe ele não é o seu investimento em marketing para 2020?

Bom, por hoje é só! Mas estou sempre postando novidades lá no meu instagram, corre pra lá, @victorcopola 😉

Deixe uma Resposta

13 + quinze =