Natural do Rio Grane do Sul, Marcelo de Moraes escolheu São José dos Campos para empreender e em poucos anos, entrou para o time dos principais importadores de vinho do interior de São Paulo. Fotos: Thais Sá/Divulgação.

Uma das casas com maior variedade de vinhos da região, o Amicci Anchieta, em São José dos Campos, se tornou um verdadeiro paraíso para quem é fã da bebida desde que há pouco mais de seis meses, o empresário e sommelier Marcelo de Moraes inaugurou uma loja especializada junto às instalações do restaurante. Atualmente, são mais de 600 rótulos diferentes.

“Queremos chegar a mil rótulos. Hoje trabalhamos com volume, são 220 vinhos de importação própria, negociação direta com produtores de países como Chile, Argentina, França e Itália. São rótulos exclusivos, que dificilmente se encontra em outros lugares do Brasil”, disse Marcelo.

O sommelier integra um grupo com quase 50 empresários do interior de São Paulo que no ano passado, importou 18 contêineres de vinho, o que representa cerca de 30 mil garrafas. “Temos um responsável pela operação da importação e uma terceirizada que cuida da logística de entrega. Quando chega o contêiner cada um já possui a sua parcela de vinho. Hoje eu tenho dois estoques para armazenar esse volume”, contou. 

VARIEDADE. Na loja Amicci é possível encontrar, por exemplo, vinhos de pequenas vinícolas como a francesa William Fèvre e a chilena Pérez Cruz, esta última demandando cerca de 5 containers de vinho por ano.

“Recentemente investi também na vinícola argentina Proemio, onde basicamente todos os vinhos são orgânicos. É um projeto novo, pequeno e fiquei com quase 100 caixas desse vinho. Tenho outros orgânicos na vitrine, mas não destaco porque o custo é cerca de 10 a 15% mais alto.”

No início do ano, Marcelo e os amigos que integram o grupo de importadores foram ao Chile e à Argentina conhecer novos produtores. Além disso, o empresário ressalta que também tem investido bastante em rótulos nacionais, como os vinhos Luiz Porto, produzidos no sul de Minas e Casa Perini, que fornece cerca de 90% dos espumantes utilizados no restaurante e empório Amicci.

“Nós sempre comercializamos vinhos no restaurante, mas na correria os clientes não vinham até aqui só para comprar. Foi então que criei o empório para que todos tenham uma atenção especial, com preços diferenciados”, explicou Marcelo.

Às sextas, das 17h às 20h, o empório Amicci promove uma degustação bem informal com três rótulos à disposição dos clientes. “A pessoa passa e experimenta. E nesse período temos um fluxo bem interessante na loja”, acrescentou.

SERVIÇO. O Amicci fica na avenida Anchieta, 225, Jardim Esplanada, em São José dos Campos. Telefone: (12) 3923-9048. De terça a sábado, o horário de funcionamento é das 9h às 23h45. Aos domingos, das 10h às 16h.

Deixe uma Resposta

dezesseis + 12 =