Fabiola, a Lola, e as deliciosas palhas italianas

Até 30 de setembro vale conferir a primeira edição do Festival da Palha Italiana, no café Lola Quem Fez Cake e Design, em São José dos Campos. A ideia inovadora é da chef Fabíola Marques, recentemente uma das participantes do reality “Que Seja Doce” (GNT), que criou um cardápio especial com oito sabores do doce que é feito à base de leite condensado, açúcar, chocolate e biscoito triturado.

A palha italiana é uma das delícias do café e por ter caído na graça dos frequentadores, ganhou um mês inteiro de destaque. Se você já conhece a casa, sabe bem que as vitrines são tentadoramente saborosas. Se ainda não conhece, o festival é uma boa justificativa porque além da receita tradicional, há outras versões do docinho: café com bolacha de chocolate, ninho com bolacha Oreo, churros, prestígio, paçoca e as palhas recheadas de ovomaltine e ninho com nutella.

Apesar de a palha tradicional ser à base de brigadeiro e bolacha Maria, a criação de novos sabores tem crescido no mercado. “Fizemos uma versão pequena para um casamento e a pedido da noiva começamos a criar outros sabores. Colocamos na vitrine, os clientes aprovaram e não podem mais faltar. Foi assim que a ideia do festival surgiu”, disse a chef.

Em tempos instagramáveis, a Lola, codinome da confeiteira Fabíola, criou uma campanha para as redes sociais que tem o objetivo de eleger o seguidor mais criativo do festival, valendo dois quilos de palha italiana. Ah, e o vencedor ainda escolhe o sabor. “Para participar, o cliente deve curtir a página da Lola Quem Fez no Instagram e postar em seu feed uma foto ou vídeo criativo com a palha, do jeito que ele quiser e nos marcar”, comentou Fabíola Marques, uma das sócias da empresa.

ORIGEM. Você sabia que a palha italiana é brasileira? Isso mesmo. Segundo Fabíola, diferente do que se imagina a origem do doce não é nem portuguesa nem italiana.

Dados históricos dizem que sua provável origem está no sul do país. A palha, diferentemente do brigadeiro, sofreu influência da culinária portuguesa e italiana por uma questão histórica, devido aos imigrantes italianos e portugueses que foram para o sul do Brasil quando vieram.

SERVIÇO. O Lola Quem Fez Cake Design e Café fica na avenida Andrômeda, 3.603, Bosque dos Eucaliptos, em São José dos Campos. Telefone: (12) 3204-3453 e 99149-3667.

Às segundas, terças e sábado, o horário de funcionamento do café é das 9h às 18h. às quintas e sextas, o espaço abre das 9h às 19h.

Deixe uma Resposta

seis + 15 =