Cartola da Serra, de Rodrigo Oliveira, foi feita com ingredientes cultivados e produzidos em São Francisco Xavier. Foto: Muriqui Criativo/Divulgação

Um dos convidados do festival gastronômico VIVA Mantiqueira, Rodrigo Oliveira criou para o evento em São Francisco Xavier uma releitura da Cartola, sobremesa típica nordestina que faz sucesso no cardápio do restaurante dele, o Mocotó (SP). A versão ensinada durante aula-show no último domingo (08) leva ingredientes cultivados e produzidos no distrito de São José dos Campos: banana prata, queijo meia cura e paçoca.

“Já tive a oportunidade de cozinhar aqui na região algumas vezes. Para essa aula, nós escolhemos alguns ícones desse lugar. Vamos cozinhar truta, misturando um pouco das nossas influências nordestinas, vamos usar paçoca também, combinando com o terroir local, com uma herança nossa que é a Cartola. E também uma salada inspirada pelos produtos extraordinários (de São Francisco Xavier) que chegaram lá no restaurante, com mínima interferência, que é uma abóbora assada com queijo de cabra, pé de moleque de castanha e rúcula”, disse Rodrigo.

CARTOLA DA SERRA

Por Rodrigo Oliveira, chef dos restaurantes Mocotó e Balaio

Ingredientes:

1,5 kg de banana prata sem casca

120 gramas de manteiga de garrafa

60 ml de gin High Montain, de São Francisco Xavier

350 ml de creme de leite

750 gramas de queijo meia cura

Rendimento: duas unidades

Modo de Preparo:

1 – Forre duas formas de bolo inglês com papel filme; reserve.

2 – Na frigideira, aqueça a manteiga de garrafa e quando quente, adicione as bananas fritando cada lado por 2 minutos, em média, ou até que estejam bem douradas; com os dois lados dourados, adicione a dose de cachaça e flambe as bananas; retire do fogo e organize as bananas na forma de maneira que não sobre muitos espaços; reserve.

3 – Em um bowl de plástico, coloque o creme de leite e o requeijão e leve ao micro-ondas para derreter, mexendo sempre, até que se torne um creme liso e homogêneo; retire e adicione sobre as bananas, em cada forma, 500 gramas de creme, espalhando bem até que fique liso uniforme.

4 – Resfrie.

Para finalizar: desenforme, corte no tamanho de uma porção, aqueça no micro-ondas ou forno até o queijo derreter. Finalize com raspas de laranja ou limão e paçoca.

Deixe uma Resposta

oito + dois =