O Tatar Caiçara, do Limoeiro: pupunha, banana e camarão. Foto: Divulgação

O nosso litoral tem muito mais, além de pescados e frutos do mar. Produtores de gengibre, mandioca, farinhas, palmito, banana e tantos outros produtos orgânicos que ganham luz e viram estrelas do 11º Festival Gastronômico de Ubatuba – Sabor Caiçara.

A programação tem início nesse fim de semana com a Feira Gastronômica e aulas-shows no Centro de Convenções da cidade, das 15h às 22h. As atividades são abertas ao público e gratuitas.

Já o festival segue até 8 de setembro, com participação de 34 restaurantes, bares, quiosques, cafés e docerias. Cada estabelecimento serve um prato especialmente criado para o evento, com preço promocional.

A ideia é valorizar os produtores e produtos locais e a culinária caiçara, mas não se limita a isso. Há também casas que apostam em pratos orientais, receitas com carnes, doces e até lanches.

Concurso. Um dos destaques da Feira Gastronômica que acontece nesse fim de semana é o Concurso de Receitas. Os estabelecimentos participantes apresentam pratos que serão avaliadas por quatro jurados.

Para o público, além de acompanhar o preparo das receitas e a apresentação aos jurados, ainda é uma oportunidade de experimentar as criações dos chefs já que elas são distribuídas ao público em pequenas porções para degustação.

Entre os jurados dessa edição estão o Executive Chef Gustavo Adams, que já trabalhou ao lado de Erick Jacquim e Rogério Shimura; o Chef Rodrigo Guedes, que atuou com Jamie Oliver; o Restauranteur Eduardo Vasconcelos, proprietário de dezenas de restaurantes desde 1990; e Luigi Meloni, da BaresSP.

Quem passar pelo centro ainda terá acesso aos produtos da Rede Agroecológica de Ubatuba (vinhos, queijo e cerveja) e diversos produtos que estarão à venda. E o chef e pesquisador Heyttor Barsalini fará uma série de aulas-show de “Receitas Históricas Brasileiras”. Veja a programação:

Programação

– Aula Show – “Receitas Históricas Brasileiras” com Heyttor Barsalini

Sábado (dia 17/08)

16h – Feijão Tropeiro

18h – Pescada Branca Agridoce na Cerveja

20h – Ragu de Toscana com Polenta Rápida

Domingo (dia 18/08)

16h –  Caponata de Frigideira

18h – Bolo de Café

20h – Pernil na Malzebier

– Concurso de Receitas – sábado (17) e domingo (18), das 15h às 22h

Informações

Facebook: Festival Gastronômico de Ubatuba

Instagram: @festivalgastronomicodeubatuba

Deixe uma Resposta

7 − 1 =