Imagem ilustrativa de Bruno Glätsch por Pixabay

Imagine ter a oportunidade de participar de uma expedição por uma área de Cerrado e Mata Atlântica em busca de cogumelos comestíveis! Claro, tudo com orientação de uma especialista no assunto. Afinal, apenas 10% das mais de 10 mil variedades do fungo existentes no mundo são próprios para consumo.

É essa a experiência proposta em “O Fantástico Mundo dos Cogumelos”, vivência e workshop que acontece em São José dos Campos no próximo sábado, dia 8 de junho, das 8h às 14h, no CAEB (Centro Ambiental Edoardo Bonetti) que fica a cerca de 10 minutos do centro da cidade.

A expedição será comandada pela professora doutora Elisa Esposito, pesquisadora da Unifesp, que vai explicar sobre os diferentes tipos, formas, cores e texturas dos cogumelos, bem como sobre os sabores e propriedades. Vale lembrar que muito antes de fazerem sucesso na gastronomia, os cogumelos já eram muito comuns no uso terapêutico.

Claro que a atividade não poderia encerrar sem uma degustação de receitas feitas com as estrelas do encontro. Ana Alice Correa, chef de cozinha pelo Senac e professora de gastronomia com especialização em Cozinha Brasileira, é quem prepara os quitutes e ministra uma oficina sobre PANCs (plantas alimentícias não convencionais).

Todos os participantes receberão um e-book preparado especialmente para o workshop, com receitas e informações sobre cogumelos.

Confira a programação completa:

8h: Chegada dos participantes e recepção

8h20: Aula prática –visita ao bioma do CAEB, identificação e coleta de cogumelos silvestres no campo (fatores climáticos podem influenciar a atividade)

10h15: Coffe break

10h30: Aula teórica e científica –características gerais de fungos, papel ecológico, interações ecológicas (comunicação entre fungos e plantas), preservação ambiental como forma de manutenção do fungo silvestre, espécies de fungos comestíveis e seus benefícios, como identifica-los e valor nutricional.

12h45: Brunch com cogumelos silvestres, cultivados e PANC, preparado pela chef Ana Alice Correa.

13h30: Conclusão e encerramento

CAEB (Centro Ambiental Edoardo Bonetti)
Dia 8 de junho, a partir das 8h
Estrada Doutor Bezerra de Menezes, 1346-1450, Torrão de Ouro – São José dos Campos
Inscrições: Aqui!

Deixe uma Resposta

oito − 7 =