Um retrato contemporâneo da cozinha paulista. É isso que o público vai encontrar – e poder degustar – no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo que acontece nesse final de semana, dias 10 e 11, no Memorial da América Latina em São Paulo.

Ao todo foram selecionados 28 restaurantes finalistas de todo o estado, três são da região: o Dona Chica, de Campos do Jordão, com o Pernil e Pinhão ao Molho Stout com Purê de Abóbora; o Merengueria Santa Clara, de Taubaté, com a Barra de Suspiro com Chantilly e Calda de Frutas Vermelhas; e o dO Gnomo Restaurante & Petiscos, de Cunha, com a Truta à moda do Gnomo .

“Temos uma riqueza culinária ímpar e ainda pouco explorada. São muitos sabores e saberes que estão dentro das casas, mas ainda são pouco executados de forma profissional. Então, esse festival ajuda a promover o nosso nome e é uma grande oportunidade de divulgarmos a nossa região, nossos hábitos e costumes”, afirma o chef Anderson Cesar Oliveira, do Dona Chica.

O chef explica que a escolha dos ingredientes do prato criado por ele especialmente para o festival levou em conta a proposta sustentável do restaurante Dona Chica, que funciona dentro do Parque Estadual de Campos do Jordão – popularmente conhecido como Horto Florestal.

“A produção da carne suína traz muito menos impacto para o meio ambiente do que a bovina, por isso incentivamos o consumo. E ela é tradicional na nossa culinária caipira. A partir daí, identificamos elementos e fornecedores locais para que pudéssemos levar um pouco da nossa região dentro do prato”, conta Anderson.

Todos os ingredientes são de produtores locais. A carne de porco vem de Jambeiro; o pinhão em conserva, de Campos do Jordão; a cerveja stout usada no cozimento e no molho é produzida por uma cervejaria que também fica dentro do Parque Estadual de Campos do Jordão; o azeite é produzido em São Bento do Sapucaí e a manteiga e o creme de leite usados na finalização do purê, no Bairro dos Mellos, região rural de Campos.

“O azeite produzido na Mantiqueira, por exemplo, é fruto dos novos saberes que estão sendo desenvolvidos na nossa região. Por isso concordo que o festival é um retrato contemporâneo da culinária paulista, porque exploramos sabores e técnicas tradicionais, mas com um toque de modernidade”, diz Anderson.

Festival Gastronômico Sabor de São Paulo

Dias 10 e 11, das 11h às 20h, no Memorial da América Latina – São Paulo

Entrada gratuita

Deixe uma Resposta

dez + sete =