Cozinhar com as crianças estimula a criatividade, a autoestima e os bons hábitos alimentares. Foto: divulgação

Para quem acha que o único benefício de levar a garotada para a cozinha é a diversão, aproveitamos o Dia das Crianças para reforçar que a culinária pode trazer inúmeros benefícios: da contribuição com a educação dos nossos pequenos, passando pela oportunidade de estimular o consumo de alimentos saudáveis, até influenciar uma nova geração de cozinheiros que no futuro irá determinar a maneira como entenderemos a gastronomia.

Em São José dos Campos quem desenvolve um trabalho inspirador com crianças na cozinha é a chef Thais Okamoto, do Empório Peixes e Cia. Com frequência, ela abre a sua cozinha para a garotada, ensinando receitas de pães, bolos, biscoitos e massas, na maioria das vezes, crianças em situação de vulnerabilidade social,  porque acredita que cozinhar transforma vidas. 

“Trabalhar com crianças na área gastronômica é fantástico.  Hoje, desde muito cedo, elas são bastante estimuladas por meio de programas de TV, como o ‘Master Chef‘ (Band), o que é ótimo para o nosso mercado. Estamos despertando talentos que com certeza irão influenciar a nossa gastronomia daqui 10 ou 15 anos”, disse Thais Okamoto, que no mês das crianças criou o hambúrguer de siri para homenagear a garotada.  

EM FAMÍLIA. Se uma oficina de culinária pode influenciar os rumos da gastronomia no futuro, então, multiplique os benefícios se a atividade for feita em família. Afinal, se estamos falando de uma nova geração de cozinheiros, é importante que eles sejam educados emocionalmente para lidar com as conquistas e os desafios da carreira. 

“A culinária é atrativa para as crianças porque é algo do mundo adulto. E o fato delas poderem participar faz com que se sintam importantes e valorizadas.  Isso estimula a autoestima da criança porque ela se vê realizando algo que vai satisfazer alguém. Traz ainda segurança, pois ela precisa tomar decisões”, disse Flávia de Oliveira, neuropsicopedagoga e arteterapeuta.

A especialista em inteligência emocional ressalta que pela ótica pedagógica, uma única receita também pode trabalhar aspectos de português e matemática, além da psicomotricidade, já que as crianças precisam mexer, enrolar, untar, entre outros, para o preparo da receita.  

“São inúmeros os benefícios pedagógicos e emocionais, mas de todos, o principal, é o momento em família. A criança participar de uma atividade de culinária com a mãe, o pai e os irmãos, traz cumplicidade. E não é só o fazer, mas sentar junto e aproveitar a receita depois. E se agregado a tudo isso ainda forem pratos saudáveis, temos a cereja do bolo“, finalizou Flávia.

Deixe uma Resposta

15 − 2 =