Os sócios Branco Caterina e Stefano Caterina durante bate-papo na Topanga de São José. Foto: Degusta Vale/Divulgação

Essa é a história de alguém que, literalmente, juntou a fome com a vontade de comer. Explico. Há pouco mais de dois anos, o paulistano Stefano Caterina Pires de Mello, 26 anos, uniu a sua principal motivação, o motociclismo, às oportunidades que cruzaram o seu caminho, acelerando na direção dos negócios: criou a hamburgueria Topanga Outlaws, em São Paulo. A proposta deu tão certo que a marca já abriu a segunda loja, uma unidade modelo em São José.

Formado em propaganda e marketing, pós-graduado em administração de empresas, Stefano descobriu o universo do motociclismo cedo. Desde os 12 anos é adepto do motocross, pratica também motovelocidade, cresceu envolvido com eventos e competições sobre duas rodas. É a partir daí que nasce a história da hamburgueria, batizada com o nome de uma região da Califórnia (EUA), Topanga, que influenciou mundialmente a cultura do motociclismo, inspirando os primeiros filmes do gênero de Hollywood.

“Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre essa região, mas foi de lá que saíram os motociclistasbad boys’, o que também não tem muito a ver com o mundo do motociclismo, especialmente com o das competições que é mais sério e regrado. O tema da casa é mais essa parte descolada e rebelde. Então, é mais que uma hamburgueria, é uma filosofia de vida”, contou Stefano, sobre a ideia de criar um espaço temático, para se tornar point entre outros aficionados do gênero.

E a proposta é realmente bacana, os burgers de qualidade, ou seja, tudo caminha na direção da expansão da marca, seja por meio de um projeto de redes ou de franquias. A unidade de São José dos Campos, que no próximo mês completa seu primeiro aniversário, foi inaugurada em sociedade com um primo de Stefano, o empresário Branco Caterina.

“Estamos estudando um sistema e aqui (São José) é a nossa unidade modelo. Por enquanto, ainda não estamos abertos para franquear. A primeira loja fica em Alphaville e em dezembro completará dois anos”, acrescentou o piloto de motocross.

Perfil. Da organização de eventos como o Rally do Sertões e da satisfação de receber e proporcionar boas experiências, nasceu a proposta da Topanga. Já o cardápio, vem da curiosidade, das pesquisas e do hobby de cozinhar do próprio Stefano, que sempre frequentou hamburguerias da Capital e, ao decidir abrir um negócio na área gastronômica, arregaçou as mangas, foi aprender com quem entende do assunto e fez da própria cozinha um laboratório.

“Eu estudei com o irmão mais novo do Julio Raw (Z Deli Sanduíches) e quando surgiu essa ideia de criar o point, ele foi a primeira pessoa para quem liguei. Eu estava na onda de montar esse lugar, mas não sabia nem o que servir. Tinha acabado de voltar da Itália, sou fissurado nos lanches de baguete que servem por lá, voltei com essa ideia. Como seria inviável pelo custo-benefício de alimentos mais nobres, ele me recomendou o hambúrguer“, disse.

Foi, então, que Stefano conheceu Fred Gouveia, à época no time da Z Deli, hoje no comando do Tuk Burger, responsável por abrir o mapa do hambúrguer de qualidade. “Ele me disse: se você juntar todos esses ingredientes, não tem como dar errado. O primeiro cardápio saiu 90% da cozinha da minha casa. No começo, eram seis lanches, depois veio o vegetariano de falafel.”

Desde então, o criador da Topanga passa dias pesquisando até introduzir uma novidade no cardápio. Diga-se de passagem, até o barbecue da casa foi desenvolvido por ele, ainda que Stefano se declare fã assumido da culinária italiana: “meu negócio é massa.”

E mesmo descobrindo uma nova paixão, a de empreender, a rotina como empresário não anula a sua relação com o esporte que deu origem a tudo. “Pratico muito menos porque não tenho tempo, mas pelo menos uma vez na semana ainda me dedico ao motocrossMotovelocidade estou praticamente aposentado, mas vou fazer a última etapa em Interlagos. Me desliguei um pouco do esporte, contra a minha vontade, mas quando o trabalho chama, você precisa estar lá.”

Somos loucos por burger. Sanduíche Ripork leva blend com 150 gramas de carne, cheddar inglês, costela suína desfiada, farofa de bacon, maionese da casa e molho rum barbecue. Foto: Degusta Vale/Divulgação

Serviço. O Topanga Outlaws fica na avenida Comendador Vicente de Paulo Penido, 404, Jardim Aquarius, em São José dos Campos. Telefone: (12) 99723-1702. O horário de funcionamento de terça a sábado é das 17h às 23h. Aos domingos, a Topanga recebe os clientes das 16h às 23h.

Deixe uma Resposta

seis − 5 =