Meu pai, o Maurão, é muito exigente quando o assunto é “comida”. O almoço de domingo, por exemplo, tem que ser especial, sempre. No Dia dos Pais, então, a criatividade é colocada à prova para sair do “arroz com feijão” e agradar o homenageado.

Como ele não gosta muito de comer fora, nessas ocasiões, a gente sempre acaba cozinhando em casa mesmo. O bacana é que, mesmo sendo exigente, não precisa de sofisticação para agradar o velho. O que importa, mesmo, é a dedicação e o sabor. Até com receitas simples conseguimos arrancar elogios do paizão.

E você ? Já se arriscou na cozinha para agradar o seu pai ? Garanto que vale a pena! E para te encorajar a fazer isso por ele, selecionei três receitas que fazemos em casa e que meu pai adora.

Uma delas sou eu mesmo quem faço, um salmão assado com gorgonzola que aprendi com a chef Thais Okamoto. Muito fácil! As outras duas ficam boas mesmo nas mãos das minhas irmãs, a Luana, que faz um macarrão de forno sensacional, e a Andréa, que prepara uma costelinha ao molho barbecue de chorar. Veja!

RECEITAS

Salmão vai bem com risoto de limão siciliano

Salmão ao gorgonzola

INGREDIENTES: 1 KG de salmão (peca inteira), limão siciliano, pimenta do reino a gosto e cerca de 300 gramas de queijo gorgonzola.

PREPARO: Forre uma forma com o papel alumínio, coloque o peixe com a pele pra baixo. Tempere o peixe com limão, sal e pimenta a gosto, depois esfarele o queijo e vá cobrindo o peixe todo, apertando com a mão, formando uma “capa” sobre a carne. Leve ao forno até o queijo derreter e sirva.


Macarrão de forno

INGREDIENTES: 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate, 1 pacote de macarrão talharim tipo ninho (500g), 250g de presunto em tiras, 250g de queijo mussarela em tiras, 1 xícara (chá) de requeijão culinário, 1 litro de água quente, 1 cubo de caldo de carne, queijo parmesão ralado.

MODO DE PREPARO: Coloque o molho de tomate no refratário e o macarrão cru. Sobre os ninhos, coloque o presunto, a mussarela e o requeijão. Coloque a água quente com o caldo de carne dissolvido no refratário. Não colocar sobre os ninhos. Polvilhe o parmesão e cubra com papel alumínio. Levar ao forno pré-aquecido a 180º C, por 30 minutos. Retire o papel e leve ao forno por mais 15 minutos e sirva.


Costelinha ao molho barbecue

INGREDIENTES: 1 Kg de costelinha de porco, 1 limão, 2 colheres de sopa de óleo, 1/2 cebola picada, 1/2 xícara de açúcar mascavo, 1/2 xícara de vinagre branco, 2 colheres de sopa de molho inglês, 2 xícaras de catchup, 1 folha de louro, 1/2 xícara de água, 1 colher de sobremesa de molho de pimenta, pimenta do reino e sal a gosto.

MODO DE PREPARO: Tempera a carne com limão, pimenta do reino e sal a gosto. Coloque na forma, cubra com papel alumínio e leve ao forno aquecido a 200° por cerca de 1h30 minutos. Em uma panela, aqueça o óleo, coloque a cebola até dourar. Adicione o vinagre e o açúcar mascavo. Deixe dissolver. Coloque o molho inglês, o catchup, o louro, o molho de pimenta, a água, o sal e deixe o molho ferver até engrossar. Retire o papel alumínio e regue a costela com o molho barbecue. Leve ao forno por mais 10 minutos. Sirva com molho à parte.

Deixe uma Resposta

quinze − treze =