A região espanhola conhecida por Ribera del Duero se estende por um planalto na parte norte da Península Ibérica, onde o rio Duero (‘Douro’ em português) corre por todo seu comprimento antes de chegar em Portugal. Os romanos foram os primeiros a cultivar vinhas nesse território, mas foi apenas no século XIII que a cultura vitivinícola de fato se estabilizou na região.

Com o passar do tempo, o estilo local de produção de vinhos se aprimorou e foi instituída a denominação de origem Ribera del Duero, no ano de 1982. Desde então alguns produtores regionais se tornaram verdadeiras estrelas internacionais, como é o caso do Vega Sicilia, considerado por muitos “o vinho mais emblemático da Espanha”, cujo preço médio de mercado gira em torno de 3 mil reais.

Para a Seleção Révolution de março de 2018 trouxemos literalmente o “vizinho” do Vega Sicilia, o Mironia Reserva! Esse é um vinho produzido pela Bodega Peñafiel, situada na microrregião mais cobiçada de Ribera del Duero, em uma charmosa rota entre as cidades de Valladolid e Peñafiel.

Ali as condições de solo e clima são perfeitas para a criação de rótulos de alto padrão, assim como a paisagem é deslumbrante! Nesse cenário de tradição secular e fama internacional estão as antigas vinhas que deram origem ao Mironia Reserva.

Esse exemplar nasceu do corte de Tempranillo (95%), com sua máxima expressão, e de Cabernet Sauvignon (5%), responsável por agregar complexidade e estrutura. Seu amadurecimento ocorreu por 18 meses em barricas de carvalho francês e mais 20 meses em garrafa, antes da comercialização. Trata-se de um vinho de guarda, com potencial de evolução em garrafa acima de 12 anos.

Em taça, exibe uma intensa coloração rubi, com reflexos âmbar decorrentes de sua idade. Seus complexos aromas revelam frutas negras maduras, couro e balsâmico, além de notas de baunilha e especiarias. Em boca é um exemplar estruturado, com taninos redondos, acidez marcante e final prolongado, que remete a um toque tostado. Procure harmonizar com costeleta de javali na manteiga com ervas, T-bone Angus grelhado, escondidinho de mandioquinha com carne seca ou fusilli com molho rústico de tomate, pancetta e brócolis. A temperatura ideal de serviço é de 18ºC. Recomenda-se decantar o vinho por, no mínimo, 1 hora.

Vinho disponível na loja virtual Vinhos de Bicicleta

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

2 × 1 =