Quando Paolo Faroni inaugurou a Enoteca Decanter, em 2016, a ideia era que a loja conceito instalada em São José dos Campos se tornasse um espaço onde as pessoas pudessem desmitificar o vinho.

E quem já teve a oportunidade de visitar a casa e bater papo com empresário, como fiz na última semana, pode atestar que ela cumpre essa função. Faroni trata a bebida com o respeito e o cuidado que ela merece, mas de forma simples e descomplicada.

“Não gostamos de ficar falando nomes técnicos, isso é muito chato. E não importa se você está começando, se não tem conhecimento. O importante é que você goste da bebida. Queremos que as pessoas sintam o prazer de degustá-la”, afirma Faroni.

Pra quem não tem o hábito de tomar vinho, por onde começar?

Provando. Não tem outra forma. Muita gente não troca de tipo de uva ou marca do vinho porque tem medo de errar e acaba ficando no mesmo rótulo sempre. Por isso nós investimos em degustação. Gosto de conversar com o cliente e entender quais as preferências dele para ser assertivo. O maravilhoso no mundo do vinho é que se você provar, seu paladar vai aprendendo sozinho. A dica é começar pelos vinhos mais leves. Uma coisa é certa: quando você se apaixona por esse universo, é um caminho sem volta.

Eu preciso conhecer as uvas?

Você precisa provar uvas diferentes. No Brasil, cerca de 80% das vendas se concentra entre as uvas Cabernet e Malbec. Claro que existem uvas muito específicas, mas as pessoas precisam variar. E na hora de harmonizar, se você tem um prato forte, busque um vinho forte. Depende também da sua receita e do tempero que você usa. Tem vinho branco que harmoniza bem com cordeiro, por exemplo. Então, essa coisa de que vinho tinto só combina com carne vermelha e vinho branco com peixe não é uma regra.

Quanto mais velho o vinho melhor?

Não necessariamente. O vinho é um produto vivo, ele vai crescendo, atinge o auge e depois vai decaindo. Depende muito do potencial de envelhecimento dele.

Qual a melhor taça para tomar vinho?

A taça de vidro é lisa e não cria resistência à bebida, diferente da taça de cristal que, embora não pareça, é mais porosa e, por isso, mais adequada. Quando o vinho entra em atrito com a taça de cristal, ele oxigena mais, solta mais o aroma e isso também influencia no sabor.

A rolha sintética ou de metal influencia na qualidade do vinho?

A rolha sintética normalmente é feita com plástico e não permite oxigenação nenhuma da bebida. É errado a bebida não respirar? Não se o vinho é simples, não tem potencial de envelhecimento e possui conservantes, por exemplo. Já os vinhos de guarda, mais complexos, precisam da rolha que permite que a bebida respire e vá oxigenando aos poucos, para chegar no auge. Agora, a tampa de metal já possui uma tecnologia que permite a micro-oxigenação. Então, apesar de não oferecer aquele glamour de abrir o vinho retirando a rolha, é melhor que a rolha sintética.

Quando devo decantar o vinho?

Quando o vinho é transportado, o ideal é que a garrafa descanse de um a dois dias. Isso é suficiente. Agora quando um vinho fica muito tempo guardado, normalmente ele adormecesse e você precisa acordá-lo. O decanter faz essa função, ajuda na oxigenação da bebida, além de fazer com que os resíduos fiquem depositados no fundo.

Se não tenho uma adega climatizada, como servir o vinho na temperatura ideal?

A melhor parte da geladeira para resfriar o vinho é aquela no fundo, onde colocamos as verduras. O vinho tinto deve ser servido entre 16 e 18 a graus; o branco, de 10 a 12; o espumante, na faixa de 8 graus. O que mais estraga vinho é a mudança de temperatura. Nunca deixe um vinho no carro fechado, no sol. Você vai perdê-lo.

Devo guardar a garrafa sempre deitada?

As rolhas são feitas de cortiça e se ela perder a umidade, correm o risco de murchar e deixar o ar passar excessivamente. Então, a bebida vai oxigenar e, depois de algum tempo, ficar com aquele gosto de vinagre. Com a garrafa deitada você evita esse problema.

Enoteca Decanter

Rua Santa Clara, 809 – Vila Adyanna, em São José dos Campos.

Tel.: (12) 3923-8593

1 Comentário

Deixe uma Resposta

3 × um =