Na pequena vila de Castelnuovo Berardenga, que pertence à Província de Siena, está localizada a famosa Monte Chiaro. Essa produtora possui uma história com mais de 200 anos, na qual agricultores, fazendeiros e enólogos conseguiram trabalhar a terra com sabedoria, transformando a propriedade em um dos símbolos mais icônicos de Chianti.

A filosofia de produção da Monte Chiaro envolve métodos da agricultura orgânica e concentra-se 100% em castas nativas regionais da Toscana. Já a área total de seus vinhedos é de exclusivos 14 hectares.

Seu edifício sede foi construído no início do século XVIII pela família Bianchi Bandinelli e atualmente foi restaurado, preservando a estrutura original, para receber hóspedes. A sala de barricas fica ao lado da adega, onde antigamente funcionava um estábulo e até hoje pode-se ver grandes vigas de madeira e piso de pedra originais do século XIX.

Logo atrás da propriedade está localizado um antigo baluarte (estrutura de defesa) que, segundo dados históricos, nunca sofreu uma derrota sequer. Por conta desse legado de vitórias heróicas, a Monte Chiaro decidiu prestar uma homenagem com seu vinho Anno Domini ‘345 D.O.C.G. Chianti Colli Senesi Riserva, que leva a assinatura do renomado enólogo Alessandro Griccioli.

Esse exemplar é um 100% Sangiovese produzido em quantidades extremamente limitadas, a partir de vinhedos próprios situados em colinas ao redor de Siena. Todos os frutos são selecionados e colhidos manualmente. Antes de ser comercializado, o vinho estagia por 24 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em garrafa. Seu potencial de guarda pode chegar a 20 anos.

Esse Chianti Riserva tem coloração vermelho-rubi profundo, com reflexos acastanhados. Já seus aromas são complexos e exibem boa evolução em taça, remetendo a couro, zimbro, charuto, carvalho, ameixa negra, amora e violetas. No paladar é uma experiência à parte, pois consegue transmitir o que existe de melhor da Sangiovese, através de taninos aveludados, acidez marcante e longo final.

Excelentes harmonizações seriam costela bovina grelhada com manteiga, spaghetti alla carbonara, carré de cordeiro ou então mesa de queijos intensos e presunto Parma. A temperatura ideal de serviço é de 18°C. Recomenda-se decantar o vinho por 30 minutos, no mínimo.

Vinho disponivel na loja virtual Vinhos de Bicicleta

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservado

Deixe uma Resposta

20 − 6 =