Mio Golaço: uma lâmina de brownie e uma bola de getato cobertos com uma casca de chocolate. Pra finalizar, ganache quente. Foto: Divulgação

O Inverno chegou oficialmente na última quinta-feira, dia 21, e com ele a nossa vontade de comer mais e melhor aumenta. E que tal aproveitar a temporada para inovar nas receitas típicas da época, como os caldos, ou simplesmente apostar em ingredientes pouco associados à estação, como os gelatos.

Desde que foi inaugurada em São José dos Campos há três anos, a Mio Sogno di Gelato sempre se preocupou em mostrar que o gelato, por ser menos frio e doce que os sorvetes, pode fazer parte do menu o ano todo. Prova disso são as criações inusitadas que a casa já apresentou como os gelatos salgados e alcoólicos, drinques e até fondue de gelato.

“Para esse inverno, entre as novidades temos a Zuppa di Fragole, uma sopa de morangos frescos, servida morna com uma bola de gelato escolhido pelo cliente, finalizada com lâminas de amêndoa”, conta a sócia Claudia Siqueira.

Outra novidade da casa é o Golaço Mio, inspirado na Copa. A sobremesa leva uma lâmina fina de brownie e uma bola de gelato cobertos com uma casca de chocolate. À mesa, é servida com ganache quente, que o cliente pode jogar por cima para derreter a casca.

Agora que tal um sorvete feito com fava de baunilha, usado como recheio de profiteroles e uma calda de chocolate quente por cima. Essa é a aposta da Boulangerie Tunica, de Caçapava, para introduzir o sorvete de produção própria no menu de inverno da casa.

“Essa calda é o nosso Chocolate Tunica, feito com chocolate belga e que as pessoas podem reproduzir em casa para servir com sorvete de sua preferência ou um bolo de chocolate caseiro, por exemplo”, sugere a chef Amanda Junqueira. Veja a receita no abaixo.

Suco de uva quente com especiaria: sugestão do Attelie do Sabor. Foto: Divulgação

Caldo e ‘vinho-quente’. Entre as receitas mais lembradas no Inverno estão as sopas e os caldos. Verde, de feijão, de mandioca e muitos outros sabores já bastante conhecidos. E se você desse uma sofisticada na sua mesa com um caldo de camarão?

A dica é da chef Thais Okamoto, do Empório Peixes e Cia, de São José dos Campos. Ela explica que a base é feita com batatas, como no caldo verde, mas nessa receita elas são bem cozidas e amassadas.

“Depois você faz um refogado com cebola, um pouco de alho e coloca os camarões até ficarem rosados. Nesse ponto, você coloca bastante tomate picado, cheiro verde e acrescenta as batatas amassadas. Aí é só ferver e está pronto”, explica Thais.

A sugestão da chef Thais Okamoto é utilizar o camarão-sete-barbas que é menor, mais adequado para essa receita, e também mais barato. Veja a receita abaixo.

Pra finalizar, e se você preparasse uma releitura do tradicional vinho quente, mas sem álcool? É isso mesmo, a receita é da chef Renata Porto e está disponível no Attelie do Sabor, em Caçapava.

“No Attelie a gente faz o próprio suco da uva, mas, em casa, as pessoas podem usar aquele suco integral que encontramos nos supermercados. Aí é só ferver com especiarias, como a canela em pó e em pau, gengibre, noz-moscada e maçã picada. Fica maravilhoso”, conta Renata Porto.

Mais em: www.facebook.com/pg/miosognodigelato

               www.facebook.com/boulangerietunica

               www.facebook.com/emporiopeixesecia

               www.facebook.com/atteliedosabor

Receita Chocolate Tunica:

– 200g de chocolate meio amargo ou de sua preferência

– 250 g de creme de leite

– 50 g de leite integral

Modo de preparo:

– Aquecer o leite com o creme de leite até ferver

– Acrescentar o  chocolate picado em pedaços pequenos

– Mexer até derreter e ficar com uma consistência cremosa

Caldinho de camarão da chef Thais Okamoto (Empório Peixes e Cia):

– 200gr de camarão 7 barbas limpo

– 1/2 cebola

– 2 dentes de alho

– 4 tomates maduros

– 800 gr de batata em cubos

– 1 maço de cheiro verde

– 2 colheres de óleo

– sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a batata na água com sal até ficar bem macia. Coe, amasse e reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo. Adicione o camarão. Quando ficar rosa, adicione os tomates picados, mexa bastante até dissolver. Adicione as batatas amassadas, corrija o sal e a pimenta do reino branca. Deixe ferver até engrossar. Sirva com queijo parmesão e pão italiano.

Deixe uma Resposta

5 + seis =