A Bodega AltaCima pertence ao senhor Klaus Schröder Baasch, que estudou enologia e manejo de vinhas na Alemanha. Klaus mudou-se para o Chile em 1965, para desenvolver seu trabalho como enólogo na grandiosa Viña San Pedro, onde permaneceu até a década de 80.

Em 1982, ele foi convidado para ser enólogo-chefe da respeitada produtora Errazuriz e, anos mais tarde, trabalhou também como enólogo-chefe na vinícola Santa Rita, amplamente conhecida no Brasil por seus vinhos mais comerciais.

Já no ano de 1996, Klaus recebeu a distinção máxima do cenário do vinho no Chile, o prêmio “Al Mérito Vitivinícola”. Atualmente ele preside a Associação de Engenheiros Agrônomos e Enólogos do Chile, representa o país na UIO (Union Internationale des Onologues) e também é proprietário e enólogo-chefe da Bodega AltaCima, um projeto autoral que produz apenas rótulos de alto nível, dirigidos ao paladar de um público conhecedor.

As vinhas da produtora AltaCima foram plantadas no Valle de Lontué entre os anos de 1974 e 1980. Por se tratar de plantas velhas com raízes bem profundas, a produtora consegue cultivar o vinhedo sem o processo de irrigação, fazendo com que a qualidade e o equilíbrio dos frutos sejam aprimorados.

A partir de uma colheita manual nessas vinhas velhas nasceu o AltaCima 4.090 Syrah. Seu nome faz referência à altura do vulcão Peteroa, paisagem que compõe o cenário da produtora.

Esse varietal é produzido em quantidades extremamente limitadas e busca exprimir ao máximo as características de seu terroir, por isso não foi filtrado. 30% do vinho envelheceu por pouco menos de 1 ano em barricas, já o restante amadureceu em tanques de aço-inox. Seu potencial de guarda chega a 10 anos e sua nota foi 91 pontos no Guia Descorchados.

Em taça apresenta coloração rubi intenso, com tons violáceos. Seus aromas são marcantes e exibem frutas vermelhas, pimenta e cravo, além de notas defumadas. Em boca é estruturado, com taninos macios, acidez rica e longo final. Algumas dicas de harmonização seriam papardelle ao molho de gorgonzola, pizza de presunto parma e carnes de caça grelhadas com tempero de especiarias doces, como páprica. É interessante decantar o vinho por, no mínimo, 30 minutos e servir a uma temperatura de 18ºC.

O vinho está disponível na loja virtual Vinhos de Bicicleta

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

dezoito + dezoito =