Atelier Demoulin/ Divulgação

A existência da vinícola boutique Domaine Chanson, na comuna de Beaune, coração da Borgonha, está conectada à história de dois importantes rivais históricos. No século XV, a Borgonha era um território rico e poderoso, comandado pelo duque Charles, le Téméraire, que desejava ter seu próprio reinado e se livrar de seus laços de vassalagem com o reino da França. Já o rei da França, Louis XI, cobiçava o poderio do duque e, ao final da Guerra dos Cem Anos, enxergou uma oportunidade de tomar a região da Borgonha para si.

Após uma série de batalhas e a morte do duque Charles, le Téméraire, Louis XI tomou posse de Beaune e, consequentemente, de toda a Borgonha. No entanto, por causa dessa situação de conflitos recentes e instabilidade política, surgiu a necessidade de construir uma defesa para reprimir invasores e principalmente a população ainda rebelde. Assim foi construída a edificação “la Tour des Filles”.

Anos mais tarde, essa pequena fortaleza trocou de nome para “le Bastion de l’Oratoire”, dando origem à produtora Domaine Chanson. A construção serviu fielmente ao objetivo do Rei Louis XI, mas com o passar do tempo encontrou um propósito muito mais nobre: abrigar as preciosas garrafas de Domaine Chanson!

A produtora possui 45 hectares e sua história gloriosa acabou atraindo dois grandes enólogos franceses, Vicentin Avenel e Jean Pierre Confuron. Ambos são os responsáveis por todos os vinhos produzidos na vinícola. Entre suas pérolas está o Le Bourgogne Pinot Noir, um vinho considerado “Outstanding” pela publicação especializada em Borgonha mais respeitada do mundo, a Burghound.

Esse exemplar nasceu a partir de uvas cultivadas em Côte de Nuits e Côte de Beaune. Seu amadurecimento ocorreu em barricas neutras de carvalho francês por poucos meses, com o intuito de preservar as características naturais de sabores e aromas dos frutos, enaltecendo o frescor e a elegância do vinho. Seu potencial de guarda é de até 10 anos.

Com coloração típica vermelho-rubi brilhante, o Le Bourgogne Pinot Noir é uma grande descoberta, que traduz o que se espera de um clássico da Borgonha. Seus aromas evoluem bastante em taça, remetendo a violetas, trufas brancas e frutas silvestres frescas, como morango, amora e framboesa, além de toques herbáceos e minerais.

Já no paladar apresenta corpo leve, taninos macios e ótima acidez, que o torna um vinho muito gastronômico. É um excelente acompanhamento para canapés variados, pato grelhado com ervas, quiche de shiitake ou risoto temperado com limão-siciliano. A temperatura ideal de serviço é de 16ºC.

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservado

O vinho esta disponível aqui na loja virtual Vinhos de Bicicleta.

Deixe uma Resposta

três × 4 =