Algumas marcas do meu banheiro, que não fazem testes em animais: Phytoervas (que também não tem parabeno, sulfato ou sal), Éh, Granado, Boutique do Corpo e The Body Shop

Já faz algum tempo que comecei a contestar minha alimentação, a ler rótulo dos produtos, a “descobrir” se aquele produto que se diz saudável, realmente é. Na verdade, tudo começou antes da alimentação. Começou com a minha busca por produtos de higiene e beleza que não faziam testes em animais. Parece confuso né, mas vou explicar.

Lembram daquele caso que virou notícia, da invasão que houve em um laboratório de produtos de limpeza, que fazia testes em animais? Aquele que o pessoal resgatou um monte de cachorros da raça Beagle? Pois bem, depois desse episódio eu fui investigar o que eles faziam com esses cachorrinhos tão fofos… e o que descobri me tirou o sono.

Não vou descrever aqui as atrocidades que eles fazem com os bichinhos, só pra que a gente tenha um produto cheiroso pra passar no chão da casa, ou um creme pra evitar rugas. É muito cruel para descrever. Só vou dizer que eles usam Beagle porque eles são a raça que menos reclama quando submetidos à tortura. Quando se descobre isso, a partir do momento que se abre a “Caixa de Pandora”, não tem como voltar atrás.

Passei a buscar informações de empresas que não faziam esse tipo de crueldade e, pra minha surpresa, encontrei várias! Inclusive, se eu consegui tocar você só um pouquinho com essa pequena descrição, e você tiver interesse em buscar produtos ótimos e que não fazem mal a nenhuma criatura indefesa, busque no site da PETA (www.peta.org). É uma organização não governamental que se dedica aos diretos dos animais. Lá tem uma lista sempre atualizada das marcas nacionais e internacionais que FAZEM e que NÃO FAZEM testes em animais.

Bom, foi depois desse episódio que também comecei a contestar minha alimentação. Por incrível que pareça, as coisas estão todas interligadas. Saúde não é só o que você come, mas é o que você pensa, o que você veste e o que você passa no seu corpo.

E olha que louco, há pouco tempo me peguei pensando justamente nisso, o que eu passo no meu corpo. Já não uso marcas que fazem testes em animais (pelo menos a maioria que está no meu banheiro é cruelity free). Mas me peguei pensando há quanto tempo usava o meu desodorante antitranspirante… uma conta (por baixo) me levou a somatória de 15 anos usando o mesmo produto. Choque!

Aí fui mais a fundo, fui pesquisar sobre esse tipo de produtos e sobre os ingredientes que eles contém. Descobri coisas nada agradáveis. Vários ingredientes que existem, na maioria dos produtos de higiene e beleza, interferem no sistema hormonal e os resultados a longo prazo são desastrosos.

Segundo a médica Dra. Mônica Bergamo Lopes “algumas substâncias químicas como o PARABENO, BHT, BUTILENOGLICOL, DEA, MEA estão relacionados ao câncer de mama, câncer de próstata, endometriose, infertilidade, diabetes, obesidade, suscetibilidade a infecções, doenças autoimunes, asma, doenças cardíacas, hipertensão, infarto, mal e Parkinson, mal de Alzheimer, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade (TDAH) e dificuldade de aprendizado.” Ufa!

E você achando que era só um desodorante inofensivo, não é? Eu também achava, mas depois dessas informações eu resolvi mudar. E agora que entra a parte bacana. Virei praticamente a Bela Gil (risos) e sabe o que mais? Além de divertido, é mais barato! Vou contar tudinho o que tenho feito pra “burlar” essas químicas horrorosas desses produtos.

Pra começar eu aprendi a fazer meu próprio desodorante. Como já disse, é divertido, mais barato e muito rápido de fazer. E antes que você pense a respeito, sim eu continuo muito cheirosa (hahaha).

O grande barato é que além de ter esse produto para fins óbvios (ficar cheirosinha) você pode associar à um óleo essencial de sua escolha. Esse óleo não dá só o cheiro que você quer, mas também agrega um monte de coisa boa! Cada um deles tem propriedades diferentes. O de Lavanda, por exemplo, é ótimo para quem é muito agitado e precisa se acalmar. Já o de Alecrim é o oposto, vai trazer mais energia.

Eu, atualmente, tenho usado o óleo essencial de Citronela, por puro descuido, confesso. Achei que estava colocando o cheirinho de Eucalipto e pah! Errei. Mas gostei tanto do resultado que mantive. E nessa época de dengue e febre amarela, quem sabe ele não pode ser um aliado (atenção! informação não segura! Essa parte saiu da minha cabecinha criativa… mas vai que…)

Já feliz e adaptada com meu novo desodorante, exalando esporadicamente um cheirinho de vela de citronela, eu descubro a maravilha do vinagre de maça. Sim! Aquele mesmo baratex que tem em qualquer supermercado. Pra que ele serve? Você nem vai acreditar. Ele é um poderoso condicionador para seus cabelos! Eu uso uma vez por semana para dar aquela hidratada rápida e muito eficiente. Você coloca 3 colheres de sopa de vinagre para 600ml de água e usa como último enxague, depois de ter lavado e hidratado seu cabelo. Garanto, você vai se surpreender.

Da esquerda pra direita: óleo de coco que uso pra tudo! Hidratante de rosto, protetor solar (ele tem proteção FPS 8), óleo para as pontas do cabelo. O óleo essencial de citronela, que uso para o desodorante caseiro, que está ao lado..

Ah! Pepe também está usando. Aquele cachorro é muito sortudo mesmo, né! Ao invés da mãe natureba dele usar um monte de química, dou banho nele com sabonete de glicerina e depois vinagre! O pelinho fica super liso e muito hidratado.

Já sei o que você está pensando: “Você não fica cheirando vinagre?”. E minha resposta é bem simples: “Fica, sim!”. Mas calma, é só até o vinagre evaporar. Então, não faça isso no dia daquele jantar importante, tá! Mas não deixe de fazer, eu garanto o resultado.

E aproveitando a onda do vinagre, ele também serve como amaciante para suas roupas! Olha quanta economia eu estou oferecendo, hein? É só esperar a sua máquina de roupas encher e colocar 1 copo do vinagre, mas agora use o de álcool, só para evitar que roupas brancas possam manchar com o amarelado do vinagre de maçã.

Além da economia, de parar de colocar tanta química no nosso corpo, essas pequenas atitudes também ajudam o planeta. Você vai deixar de jogar inúmeros componentes químicos no esgoto, que sempre vai parar nos rios e mares.

Um bom exemplo do que acontece depois que você passa algum produto de beleza é o esfoliante de pele. Já ouviu dizer que ele contém micro partículas de plástico e que vão parar no oceano? Pois é. Os peixes acabam comendo esse plástico e esses peixes vão parar onde? Pra sua mesa de jantar! Olha o ciclo se fechando. Você acaba ingerindo o próprio plástico que jogou no meio ambiente, mesmo sem saber. Tudo o que vai, volta, não é mesmo? Minha sugestão? Esfoliação com mel e açúcar refinado! Uma maravilha e ainda vai hidratar e muito sua pele.

Viu como são coisas bem simples e rápidas e que podem gerar um impacto positivo, tanto para nosso corpo quanto para o planeta? Ah! Lembra do meu Avô, aquele desse artigo. Esses dias ele me disse a seguinte frase: “Sabe por que as mulheres vivem mais que os homens? Porque elas cuidam da pele! E a pele é o maior órgão do nosso corpo”. Olha só a sabedoria. Mesmo sem ele saber nada disso que escrevi até agora, criou essa teoria e está coberto de razão. Maravilhoso, não é? E ai, topa começar a mudar alguns pequenos hábitos em busca de uma vida cada vez mais saudável?

Segue a receita do desodorante caseiro:

4 colheres de sopa de óleo de coco em estado líquido

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Algumas gotinhas do óleo essencial de sua preferência (eu uso em média 7 gotas)

Cabe certinho no potinho de vidro de 40g, aqueles de geleia bem pequeno. E você ainda reutiliza esse pote eternamente e deixa de jogar mais um plástico no meio ambiente 😉

Deixe uma Resposta

três × 3 =