Receita de brownie vegano, do livro '50 Doces Veganos', de Kátia Cardoso, leva nozes e linhaça no preparo. Foto: divulgação

O número de adeptos ao veganismo tem crescido consideravelmente. Celebridades como Paul McCartney, Miley Cyrus, Serena Williams, entre outros nomes estão entre os que escolheram banir da alimentação todos os ingredientes de origem animal. E graças a essa preocupação coletiva com a saúde e o meio ambiente, o estilo de vida deve continuar atraindo novas pessoas, favorecendo o compartilhamento de receitas, inclusive, das sobremesas.

No livro “50 Doces Veganos“, de Kátia Cardoso, Editora Alaúde, a autora reúne receitas tradicionais e contemporâneas para atender este público. Por agradar a maioria dos paladares, selecionamos aqui o brownie vegano que rende 12 pedaços, leva cacau, nozes e linhaça. Que tal fazer em casa e experimentar?

Ingredientes
4 colheres (sopa) de óleo.
½ xícara de água.
½ xícara de polpa amassada de um abacate maduro.
1 maçã pequena, sem casca e sem sementes, picada.
1 colher (sopa) de essência de baunilha.
½ xícara de cacau em pó.
1½ xícara de açúcar demerara.
½ xícara de farinha de trigo.
½ xícara de farinha de trigo integral.
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.
1 xícara de nozes e castanhas-do-pará, sem casca, picadas.
1 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada.

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180 °C. No liquidificador, bata o óleo com a água, a polpa do abacate, a maçã, a baunilha, o cacau e o açúcar. Passe para uma tigela e adicione os ingredientes restantes, misturando bem. Transfira para uma fôrma quadrada, de fundo removível, medindo 20 cm x 20 cm, untada com óleo e com o fundo forrado com papel-manteiga também untado com óleo. Leve ao forno por 40 minutos ou até assar e firmar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 5 minutos e desenforme. Se desejar, sirva com sorvete e calda de chocolate veganos.

Deixe uma Resposta

dois × 2 =