A paixão pelos vinhos transformou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, em um especialista na bebida. Amante da boa gastronomia, é ele quem assina a carta de vinhos do Cassiano Restaurante, em São José dos Campos, que acaba de ganhar um novo rótulo: o Papa Figos, do Douro (Portugal), que harmoniza bem com aves, carnes e queijos.

 O vinho agora faz parte da adega que conta com cerca de 100 rótulos selecionados pelo proprietário da TV Vanguarda e ex-vice-presidente da Rede Globo. Boni falou sobre o assunto com exclusividade à coluna Bom Apetite, que assino no Jornal O VALE aos sábados.

Quais critérios o senhor levou em consideração na escolha dos rótulos?

Vinhos de qualidade a preços acessíveis. Na carta do Cassiano, o consumidor pode encontrar bons vinhos a partir de pequeno e médio custo e alguns especiais com valores mais caros. Mas todos bons.

Quais os vinhos mais “nobres” da carta?

Há uma coleção de espumantes e champanhes onde se destaca o Dom Pérignon. Entre os tintos, o encorpado Mouchão Tonel 3-4 e o Châteauneuf-du-Pape, do extraordinário produtor Etienne Guigal. Os brancos do Catena e do Perrin são perfeitos. O importante é a variedade de países que figuram na carta, todos com vinhos expressivos.

Boni

E quais se destacam no quesito “custo x benefício”? 

Não gosto da expressão “custo x benefício”, mas sim de “preço x qualidade”. Podemos dizer que todos os vinhos da carta se encontram dentro desse critério. Há vinhos maravilhosos de todos os preços.

Quais as harmonizações imperdíveis de vinho e comida no Cassiano?

O Cassiano é basicamente um restaurante português. Os vinhos chilenos e argentinos e, em especial, os ibéricos de Portugal e Espanha são os que melhor se harmonizam com o estilo de comida do Cassiano. Mas champagne acompanha qualquer prato. Já tintos da Borgonha, Rhône e Bordeaux podem acentuar o sabor de pratos de carne, como a perna de cordeiro, por exemplo.

Qual rótulo disponível no Cassiano tem tudo para encantar os clientes?

Considero a carta simples, mas mágica. Todos os vinhos foram feitos para encantar os clientes e há alguns vinhos brasileiros que, certamente, surpreenderão.

Cassiano Restaurante
Av. São João, 2200 – Golden Tulip -Colinas Shopping
São José dos Campos

Deixe uma Resposta

6 + dezessete =