Drauzio Varella é convidado especial do workshop sobre alimentação saudável

O médico Drauzio Varella é convidado do workshop “Alimentação Saudável – Um Estilo de Vida” realizado pelo Atteliê do Sabor na próxima quarta-feira, dia 25, a partir das 19h, no Clube Recreativo Jequitibá, em Caçapava.

Segundo a chef Renata Porto, idealizadora do projeto, faz parte da responsabilidade social de empresas como o Atteliê do Sabor levantar essa bandeira e promover a reflexão sobre a importância da alimentação para a saúde. Em entrevista, ela fala do preconceito e a falta de informação sobre o tema.
A obesidade é um problema de saúde pública que atinge, inclusive, as crianças. Qual o papel dos pais na criação de um hábito alimentar saudável?

O papel dos pais de resume ao “exemplo” e “estímulo”. É normal ver, no dia a dia, mães dizerem que não comem isso e aquilo. Consequentemente, o filho também não vai comer. E não adianta comer e não incentivar a criança a fazer o mesmo. Então, esses dois pilares são fundamentais.

Mudar de hábito alimentar depois de jovem e adulto é um desafio, mas como podemos começar? Que tipo de práticas podem ajudar?

É um desafio diário. Primeiro é preciso ter força de vontade e se permitir experimentar o novo. A partir daí, começar a mudar e de forma gradativa, não precisa ser radical, porque não é dieta. E temos que sair daquela “onda” de quer comer saudável é comer salada ou comida sem gosto. Eu digo que se um dia a pessoa comeu saudável e não gostou, é porque não estava bem feito. Importante lembrar que saudável é a forma como o alimento é preparado. É o mesmo arroz, o mesmo feijão, a mesma carne que está em todos os lares brasileiros, mas a maneira que a gente faz é que torna a comida saudável. Então, você pode começar trocando o arroz branco pelo integral, o pão de farinha branca por um de farinha funcional e por aí vai.

As pessoas entendem o conceito de alimentação saudável ou ainda há preconceito?

Há o preconceito e não é pouco. E esse preconceito existe principalmente pela falta de conhecimento. Reforço, comer saudável não é comer salada. É preparar os alimentos sem uso de óleo, com ingredientes sem agrotóxico, usando temperos e ervas naturais. Tudo isso faz a diferença no sabor e na qualidade dos nutrientes que a gente oferece ao nosso organismo.

Chef Ranata Porto, do Atteliê do Sabor
Chef Ranata Porto, do Atteliê do Sabor

Hoje muitas pessoas estão apostando em alimentação natural congelada, especialmente quem não tem tempo para cozinhar.  Essa é uma boa alternativa?

É uma alternativa que acaba gerando praticidade e mais qualidade de vida. Claro que devemos sempre considerar o tipo de matéria-prima utilizado. Porque quando falamos de alimentação saudável, ela tem que ser pensada desde a matéria-prima. Se o alimento não é orgânico, por exemplo, você continua ingerindo uma carga de agrotóxico. De qualquer forma, mesmo que não seja orgânico, comer uma refeição congelada em vez de um hambúrguer ou pizza é muito melhor.

As pessoas estão mais conscientes sobre o papel da alimentação para a nossa saúde e bem estar?

A sociedade, como um todo, está passando por um processo de transformação. Basta olhar o mercado crescente de alimentação saudável, o estímulo às atividades físicas. O que as pessoas precisam ter claro é que por meio da alimentação a gente repõe toda energia que a gente perde num dia de trabalho. E é a alimentação que ajuda a evitar doenças. É ela que nutre o nosso corpo e nos deixa prontos pra um novo dia. Muitos alimentos, como os fast-foods, têm sabor, mas não os nutrientes que o corpo precisa. Por isso, a gente reforça: “desembale menos e descasque mais”.

Qual papel de empresas com o Atteliê do Sabor para ampliar essa consciência?

Além do exemplo, toda empresa de alimentação saudável precisa contribuir com essa causa do comer bem, de nutrir o corpo, além de oferecer qualidade para a mesa das pessoas. Por isso, uma das coisas que o Atteliê do Sabor está fazendo é trazer o doutor Drauzio Varella para a região. Ele é uma referência nacional, e até internacional, e as pessoas vão poder ouvir dele, sem custo, o que elas precisam fazer para ter uma alimentação saudável. Se as pessoas que estiverem no evento desenvolverem essa consciência e melhorarem um pouco a alimentação, a gente está cumprindo a nossa parte.

Workshop Alimentação Saudável – Um Estilo de Vida

Dia 25, às 19h, no Clube Recreativo Jequitibá – Caçapava

Ingresso: 5kg de arroz ou feijão

Mais informações: www.facebook.com/atteliedosabor

Deixe uma Resposta

3 × 2 =