Propriedade de 52 hectares, sendo 15 dedicados ao cultivo de vinhas e 20 para oliveiras

A vinícola Trambusti foi fundada em 1934 pelo italiano Orlando Trambusti, que, antes de iniciar na vitivinicultura, possuía um pequeno armazém de vinhos na cidade de Greve, dentro da região de Chianti. Orlando precisou passar pelo período da Segunda Guerra Mundial com sua recém-criada produtora, mas sua paixão pelo vinho o fez superar o momento de crise.

No ano de 1982 Orlando faleceu e, desde então, seu filho Giovanni Trambusti é o responsável pela condução do negócio, que hoje também conta com a ajuda de seus filhos Giacomo, Veronica e Francesco Trambusti.

O nome da vinícola que pertence à família Trambusti é Tenuta Poggio ai Mandorli, uma belíssima propriedade de 52 hectares, sendo 15 hectares dedicados ao cultivo de vinhas e 20 hectares exclusivos para o cultivo de oliveiras, que foram plantadas em 1900.

downloadUm dos clássicos rótulos da vinícola Trambusti é o Antica Torre I.G.T. Rosso di Toscana, cujos vinhas que lhe dão origem possuem idade média de 35 anos, garantindo assim a complexidade de sabores e aromas dos frutos.

Esse exemplar é composto pela uva Sangiovese (90%) e Canaiolo Nero (10%). O Antica Torre nasceu a partir de uma colheita manual, com triagem dos frutos no vinhedo e outra na vinícola, para que apenas os melhores fossem vinificados. Já o envelhecimento do vinho aconteceu por 3 meses em barricas de carvalho e mais 6 meses em tonéis de aço-inox. O resultado final é um expressivo exemplar da Toscana, com imensa versatilidade para harmonizações e potencial de guarda de até 8 anos.

Esse é um vinho de coloração rubi brilhante, com tons levemente acastanhados. Seus aromas remetem a cassis e ameixas, além de trazer certa rusticidade, com notas de especiarias secas e couro, muito típicos nos vinhos da Toscana. No paladar apresenta todo o frescor de um vinho jovem de médio corpo, com excelente acidez, taninos macios e boa persistência. Ótimas harmonizações para esse exemplar seriam pizzas, massas ao molho de tomate, fraldinha grelhada ou risoto à base de queijos. A temperatura ideal de consumo é de 18°C.

Texto do Sommelier Rodrigo Ferraz – Direitos Reservados

Deixe uma Resposta

11 − 3 =