Pitaia vermelha de polpa vermelha é usada na produção da cerveja Zalaz

Em uma de nossas expedições à cidade de Paraisópolis, no sul do estado de Minas Gerais, tivemos a oportunidade de conhecer a fazenda Santa Terezinha, produtora do café orgânico do mesmo nome e sede da microcervejaria artesanal Zalaz. Além de toda uma gama de cafés orgânicos especiais, a fazenda possui extensa criação de suínos e produção de alimentos orgânicos, como mandioca e feijão.

A fazenda, que pode ser acessada a partir da estrada Paraisópolis-Consolação, está há mais de cem anos na família e, atualmente, é gerenciada pelo seu Paulinho – Paulo Sérgio de Almeida, agrônomo formado pela Escola de Agronomia de Lavras – MG.

Seu Paulinho trabalhou muitos anos no escritório da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) em Pedralva -MG, até que, com o falecimento do pai, acabou por assumir a fazenda na década de 1970. Consciente dos problemas ambientais causados pela agricultura convencional, resolveu fazer diferente, e começou a plantar café com adubação orgânica.

Pitaia no pé
Pitaia no pé

Uma das coisas que chama a atenção do visitante ao ingressar na fazenda é a produção de pitaias. Apoiada em hastes de madeira em formato de “T”, encimadas por um pneu de automóvel (foto), a planta é um grande cacto, com belas flores brancas e frutos ovalados, de casca rugosa, mas sem espinhos.

A produção é vendida na cidade de Paraisópolis, feira dos Orgânicos da Mantiqueira, em Gonçalves-MG, e também aproveitada na microcervejaria para a produção da cerveja YbyráPytã: cerveja com pitaia rosa orgânica, envelhecida durante 221 dias em barris de carvalho que antes armazenaram cachaça.

A pitaia, que alguns conhecem pelo nome de saborosa, não é um fruto muito popular em nosso país, mas quem já a provou certamente se surpreendeu com seu sabor doce e refrescante. Fruta da família das cactáceas, é originária da América Central.

Conhecida no mercado internacional pelo nome de Dragon Fruit (fruta do dragão), a pitaia é uma fruta rica em vitamina C; e que contém muita água, que corresponde a 85% da fruta. O valor calórico da pitaia é muito baixo, apenas 45 calorias a cada 100 gramas, o que a torna importante em dietas alimentares para redução de peso.

Pé de Pitaia florido - Foto: Divulgação/Zalaz
Pé de Pitaia florido – Foto: Divulgação/Zalaz

Existem três variedades mais comumente comercializadas no Brasil: a pitaia amarela de polpa branca, a vermelha de polpa branca, e a vermelha de polpa vermelha (a pitaia utilizada na fabricação da cerveja da Zalaz). Além destas, existe uma pitaia nativa, de tamanho menor, chamada de pitaia pequena ou saborosa.

A fruta fresca geralmente é consumida pela polpa, mas também é utilizada em saladas, doces, sucos e drinques, como a famosa caipirinha de pitaia.  Há outras formas menos conhecidas de se consumir a planta, tais como: a geleia feita da casca; as flores grelhadas, gratinadas ou refogadas; e os caules podem ser usados como verdura ou para sucos.

Um detalhe interessante notado na produção de pitaias da fazenda Santa Terezinha é a forma de polinização. Por se tratar de fruta exótica, não há na região nenhum animal ou inseto que possa polinizar a flor, o que tem de ser feito manualmente, e à noite (hora em que a flor abre), por funcionário equipado com capacete com lanterna.

Experimente a pitaia. Você vai apreciar este sabor!

Visitem a Fazenda Santa Terezinha e a Cervejaria Zalaz (Estrada Paraisópolis-Consolação, km 7.)

Deixe uma Resposta

oito + 8 =