Drinque à base de conhaque, limão e mel feito pelo nosso colunista bartender Caio Bonneau. Fotos: André Yamamoto

Se você é daqueles que com o friozinho não dispensa um sofá ou um bom filme, ama ficar em casa, sem sair para nada, e, ainda assim não abre mão de uma biritinha para esquentar o peito (que não seja aquele “choconhaque véio” de guerra), então, vem com a gente que essa é pra você.

Algumas combinações de sabores são muito comuns, porém infalíveis. É o caso do limão, conhaque, gengibre e mel, ingredientes que muitas vezes são utilizados com fins medicinais por aquele tio que não deixa de tomar uma nem quando está gripado, é o ouro! E para quê ficar inventando moda se já temos uma combinação dessas na mão? É deliciosa, simples e barata.

Quando falo em conhaque falo do nosso famoso conhaque de gengibre, muito popular e utilizado para fazer um clássico da botecagem, a nossa querida Maria Mole. Nosso conhaque é uma aguardente composta de cana de açúcar com extrato de gengibre, uma versão tupiniquim do Cognac, um destilado de vinho de uva produzido na região francesa que dá nome à bebida.

Você pode fazer essa receita com Cognac? Sim, claro que pode, porém, a ideia deste espaço é trazer drinques de qualidade, acessíveis para todos, fugindo da ideia de uma coqueteleira glamourizada, que só é realidade para uma pequena parcela da nossa sociedade, dá qual eu não pertenço.

Pode usar Cognac? Pode usar Cognac, Bourbon, um bom Rum ou qualquer outra bebida que passe por um tempo de envelhecimento em Carvalho. No caso da nossa bendita cachaça o leque de opções é ainda maior e isso se deve ao grande número de madeiras utilizadas para o envelhecimento da bebida.

5Bem, o papo está bom mas a gente veio aqui para beber, certo? O drinque é bem simples, digno de uma noite preguiçosa no sofá. Vamos usar mel, conhaque e uma infusão de folhas de limoeiro e gengibre. Especialmente nesta receita não usei a suco de limão, pois não me agrada o sabor do suco de limão em bebidas quentes. A temperatura muda o sabor do limão e não é do meu agrado.

Porém, o drinque é seu, o sofá é seu, fique à vontade para testar e saborear. Uma dica importante: os ingredientes são fundamentais para o resultado final do seu drinque. Aqui, o mel é a alma dessa birita e por isso usei mel silvestre que combina mais com bebidas amadeiradas. Já o mel de flor de laranjeira combina melhor com drinques mais leves e refrescantes. Vale lembrar que isso não é uma regra: são apenas duas sugestões, já que existem muitas variações de mel e você deve se sentir livre para criar sua receita.

Vamos começar com a infusão:

500ml de água
100g de gengibre
20 folhas de limoeiro

Em uma chaleira, ferva a água e adicione os outros ingredientes. Tampe a chaleira e deixe ferver por 2 minutos. Retire do fogo e reserve com a chaleira tampada.

Bora para birita:

70 ml de conhaque de Gengibre
2 colheres de mel (15ml)
100 ml de infusão de folhas de limoeiro com gengibre
1 casca de limão Taiti

Em um copo pequeno ou uma xícara adicione o mel e o conhaque, mexa bem, até que o mel se dilua completamente. Complete com a infusão ainda quente. Finalize torcendo a casca de limão sobre o drinque para perfumar com os óleos essenciais presentes na casca do limão. Adicione a casca ao drinque. Depois, basta se acomodar em baixo do cobertor, aproveitar a birita e esses últimos dias de inverno.

1 Comentário

Deixe uma Resposta

13 + 1 =