Após muitos anos tendo como base de sustentação econômica o setor agropecuário, principalmente com o cultivo extensivo da batata, o município de Gonçalves começou, a partir da primeira década do século XXI, a experimentar uma fase de expansão do setor turístico, com o surgimento de pousadas, restaurantes, receptivos, lojas de artesanato e outros serviços voltados para o turista.

Dois fatos principais fizeram com que o município visse modificar radicalmente o panorama da sua zona rural: a criação, em 1997, da APA (Área de Proteção Ambiental) Fernão Dias, abrangendo toda a área do munícipio, fazendo com que grande parte da produção agrícola convencional deixasse a região, devido a proibição do uso de agrotóxicos e biocidas; e a pavimentação do acesso, em 2005, com a intensificação da atividade turística.

Nesse contexto, ocorre o surgimento de novas alternativas para a agricultura, na forma dos produtos orgânicos. Um fator determinante para o crescimento da dessa opção de agricultura foi o surgimento da associação de produtores orgânicos, hoje consolidada sob a forma de empresa, com o nome de “Orgânicos da Mantiqueira”, criada para fortalecer os produtores locais e facilitar o escoamento e distribuição dos insumos.

Devido ao fato de o município ainda não sustentar a produção, esta é entregue principalmente na região da Grande São Paulo, onde os itens são comercializados através de empórios e distribuidores. Entre os principais produtos estão as cestas de frutas, legumes e verduras, cuja composição é alterada toda semana em função da sazonalidade.

Desde 2006, os Orgânicos da Mantiqueira promovem também a “Feira dos Orgânicos”, que funciona todos os sábados das 9h às 13h em sua sede, com a comercialização de produtos orgânicos e artesanais da região, funcionando como um importante espaço de interação entre produtor e consumidor.

Dentre esses produtores, um dos mais emblemáticos é o Thyana, que mescla habilidades agrícolas, com contos de causos e toques de cozinheiro, proprietário da mais autêntica receita de quirera da cidade.

A relação dos produtores com os orgânicos compõe um estilo de vida real: o tempo, a dedicação, o cuidado com o solo e com a natureza influenciam numa cadeia totalmente sustentável, mostrando que o legado dos produtos orgânicos é não mudar o meio ambiente e, sim, agregar ainda mais naturalidade a ele.

Os Orgânicos da Mantiqueira se localizam na R. Fausto Resende Souza 183 – Centro – Gonçalves – MG. Maiores informações pelo site www.organicosdamantiqueira.com.br

Deixe uma Resposta

um × cinco =